Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto de educação em direitos na internet atinge 30 mil espectadores

Projeto de educação em direitos na internet atinge 30 mil espectadores

Publicado em

Com os prédios fechados por conta da determinação de isolamento social, o auditório da Defensoria Pública do Estado teve que dar uma pausa nos debates, capacitações e conversas onde o calor humano se fazia presente. Diante da realidade de ter a maior parte das pessoas em suas casas, o anseio por garantir a educação em direitos e possibilitar abordagens de temas importantes para a sociedade e para as atividades da instituição deu lugar a nova forma de interação – um espaço virtual para conversas com temas diversificados: o #NaPausa.

O projeto de conversas e debates comemora seus quatro meses no ar com um alcance de mais de 30.000 espectadores, conquistados nesta semana. O projeto foi desenvolvido pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores do Ceará (Adpec) e já promoveu 42 lives com os defensores e defensoras públicas cearenses e convidados renomados em diversas áreas e de vários estados do Brasil.

A defensora pública e diretora da ESDP, Patrícia Sá Leitão, ressalta que o desejo de continuar perto das pessoas, proporcionando momentos de capacitação, de troca de experiências e conhecimentos motivou o desafio de usar as redes sociais como uma ferramenta de interação e diálogos. “Desde o começo da pandemia, quando tivemos ciência da necessidade do isolamento social, sabíamos que a instituição teria que se adequar de forma geral para que os serviços não parassem. É muito bom vermos que os esforços estão frutificando de forma positiva. O número de mais de 30.000 espectadores reforça que estamos conseguindo promover debates importantes, estimulando reflexões, novas atitudes, capacitação, estudos e conhecimentos, o que é a essência da Escola Superior. Temos o cuidado de diversificar os convites para profissionais não apenas do direito, mas de outras áreas científicas importantes para o desenvolvimento social, como médicos, sociólogos, psicólogos. Ser um canal de eco, de voz para trazer temas indispensáveis ao contexto social e jurídico”, pontua Patrícia de Sá Leitão.

O defensor público titular de Aracati, Diego Miguel Ferreira Cardoso, foi um dos participantes do bate-papo virtual e afirma que não se pode esquecer o valor pedagógico desses eventos para o público alvo da instituição. “O #Na Pausa tem sido uma iniciativa pioneira da Defensoria Pública do Ceará, que nos mostrou que, mesmo que nós estejamos confinados em nossas casas, as ideias não estão, principalmente aquelas relacionadas às lutas por direitos. Foi muito enriquecedor ouvir a experiência de outros colegas sobre questões técnicas relacionadas ao dia a dia na Defensoria Pública. Isso nos ajuda muito no aperfeiçoamento da nossa atuação. Os encontros relacionados a temas de cunho mais social, como racismo, moradia, direito das mulheres, nos trouxeram ricas reflexões sobre assuntos que dizem respeito à vida dos nossos usuários. Trata-se de uma oportunidade única de trazer defensores e juristas para estabelecer um diálogo direto com a população, desempenhando uma importante tarefa de educação em direitos”, destaca o defensor.

Para a defensora pública e presidenta da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Amélia Rocha, o projeto é uma forma de não calar questões da vida real e trazer assuntos relevantes para um debate descontraído e democrático. “As pessoas começaram a estar ainda mais presentes nas mídias digitais  e percebemos que seria importante que a gente permanecesse presente na rotina delas, levando debates sobre direitos e justiça. O #NaPausa vem possibilitando isso. As lives por serem  espontâneas, informais acabam favorecendo uma conexão boa e fluida, fomentando uma maior consciência sobre os direitos”.

E como diz o ditado: em time que tá ganhando não se mexe! A diretora da Escola Superior afirma que devido ao excelente alcance a ideia é que, mesmo com o retorno das atividades presenciais, o #NaPausa deve continuar na programação. “Quando normalizar teremos novos projetos e retomada de planejamento, mas o sucesso do #NaPausa nos fez avaliar sua permanência, com outra periodicidade, mas utilizando a ferramenta digital para ampliar o alcance da educação em direitos e informação de qualidade”.

As transmissões acontecem nos perfis da DPCE (@defensoriaceara) e da Associação (@adpec), alternadamente e são disponibilizadas na ferramenta IGTV para quem não conseguir acompanhar ao vivo e tenha  interesse em assistir ao debate.