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Defensoria discute com sociedade civil organizada plano de retorno do atendimento presencial

Defensoria discute com sociedade civil organizada plano de retorno do atendimento presencial

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A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) reuniu-se nessa terça-feira (8/9) com mais de 30 representantes de diversas entidades da sociedade civil do Ceará para discutir o plano de retomada dos atendimentos presenciais. O encontro on-line, de iniciativa da Ouvidoria externa da Defensoria Pública, atendeu ao pedido das entidades que trabalham na área de defesa de direitos humanos, jovens, população negra, mulheres, indígenas, dentre outras e também teve como pauta a atuação da Ouvidoria Geral da instituição.

Na reunião, as lideranças enalteceram a importância da atuação da Defensoria na garantia de direitos das populações mais vulneráveis e solicitaram que os atendimentos presenciais retornem de alguma forma – especialmente para contemplar pessoas em situação de vulnerabilidade digital (sem acesso à Internet ou mesmo a smartphones) que não consigam ser contempladas pelas medidas mitigadoras adotadas pela DPCE para esses casos.

“A sociedade civil pediu o retorno dos serviços da Defensoria. Nós explicamos algumas dificuldades e o cuidado que precisamos ter devido à natureza do trabalho, que pode gerar aglomerações, e foi deliberado que será enviada uma carta ao governador Camilo Santana solicitando melhorias e mais recursos financeiros para auxiliar a instituição”, explica a ouvidora-geral da DPCE, Antônia Mendes de Araújo.

Durante a reunião, a assessora de relacionamento institucional, MIchele Camelo, respondeu a todas as perguntas, em diálogo para o aperfeiçoamento da assistência dada à população. “A gestão da Defensoria está aberta sempre para a sociedade civil por entender que esta relação precisa estar pautada no diálogo e na parceria. Foi muito oportuna esta conversa e os caminhos apontados por eles para o retorno gradual das atividades presenciais, o que vem sendo empreendido pela gestão. Nós também desejamos o retorno do nossos atendimentos presencias, mas estamos agindo com cautela e implementando com toda a responsabilidade e segurança”, pontua a assessora de relacionamento institucional da DPCE, defensora Michelle Camelo.

As atividades da DPCE ficaram integralmente remotas entre 20 de março e 23 de agosto, em cumprimento ao isolamento social decretado pelo Governo do Estado. Há três semanas, a primeira fase de reinício entrou em vigor – mas somente com expediente interno e atendimento mediante agendamento prévio. As demandas da população são recebidas de maneira remota (ligação, Whatsapp e e-mail), além da implantação de novas tecnologias como chatbot Dona Dedé, WhatsApp Business e um novo site com 93% de acessibilidade.