Defensoria Pública e Terre des hommes realizam Círculo de Celebração virtual
Em lançamento oficial que reuniu representantes de entidades do Sistema de Justiça e da sociedade civil, a Defensoria Pública do Estado (DPCE) e a Terre des hommes apresentaram o Manual de Orientações Técnicas para Uso de Práticas Restaurativas como Alternativa ao Processo Judicial.
O Manual, documento inédito no Ceará, apresenta os marcos conceituais, legais, seus principais fluxos, procedimentos e práticas restaurativas que atualmente são implementados no Centro de Justiça Restaurativa (CJR), com o objetivo de compartilhar com os operadores do sistema de justiça juvenil e do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes seu modo de implementar a Justiça Restaurativa.
No contexto das celebrações pelo lançamento do documento, DPCE e Terre des hommes realizam nesta sexta-feira (09 de outubro), um Círculo de Celebração com inspiração na metodologia dos Círculos de Construção de Paz, utilizada no CJR.
Metodologia utilizada para criar espaços seguros de socialização sobre temas difíceis, os Círculos se estruturam a partir dos elementos: o objeto da palavra, o centro do círculo, linhas-guias, a atuação do(a) facilitador(a), uso de cerimônias de abertura e encerramento, estabelecimento de decisões por consenso e participação voluntária.
A atividade será virtual, em obediência às orientações de distanciamento social, e transmitida na página da DefensoriaCeara, no Facebook, a partir das 16 horas.
Para acessar o Manual na íntegra, clique aqui.
Para assistir ao lançamento do Manual, clique aqui.



