“Está maravilhoso!”, diz assistida sobre o atendimento remoto na Defensoria em Itapipoca
A Defensoria Pública está nos municípios com maior densidade populacional. Este é o caso de Itapipoca, no Litoral Oeste do Estado, que conta com a atuação de dois defensores públicos Raphael Esmeraldo e Tiago Cardoso. Durante o ano de 2020, a Defensoria naquele município realizou 4.434 atuações, sejam elas judiciais ou extrajudiciais. Mas o destaque tem sido o trabalho realizado na comarca durante a pandemia, quando encontrou (abril a novembro) 3.229 atuações, dentre os quais 2.020 atendimentos.
Segundo o defensor público, titular da cidade, Raphael Esmeraldo, atuante na 2ª Defensoria de Itapipoca, a pandemia permitiu, embora com o distanciamento físico, uma aproximação do assistido. “Com os atendimentos virtuais que tivemos início na pandemia, a Defensoria ficou mais próxima de cada assistido e os números são apenas reflexos dessa melhoria de atendimento”. Ele fala da ampliação do acesso à justiça ao disponibilizar na comarca o atendimento remoto. “Às vezes a pessoa precisava se deslocar por 50 ou 60 quilômetros até a sede do município para marcar para ser atendida. Nisso, poderia perder um dia de seus afazeres e ainda depois, teria que fazer mais outra viagem para o atendimento. Então agora, com o acesso virtual, é mais prático para cada assistido”, explica.
Foi assim com Joana Célia, de 39 anos. A dona de casa mora afastada da sede do município e, logo no início da pandemia, precisou dos serviços da Defensoria para solucionar um caso sobre dívidas. “A conta estava atrasada e precisei da Defensoria para fazer um acordo. Pode até ser simples, mas o que já era difícil por conta da distância, parecia ter ficado pior, sabe? Com o atendimento pelo Whatsapp eu consegui organizar tudo rápido. Eu precisei de ajuda só da minha vizinha para emprestar a internet. Bom que ela aprendeu comigo a buscar a Defensoria”, dispara. Quando perguntada sobre a satisfação com a forma de atendimento, Joana enfatizou “está maravilhoso!”.
A Defensoria tem se esforçado para garantir este atendimento que aproxima a população vulnerável dos seus direitos. Raphael Esmeraldo destaca que “muitos colegas do interior também tiveram e têm experiências boas com os atendimentos na pandemia. Apesar de ser um momento muito delicado, de muitas mudanças, a comunidade aceitou bem por diversas razões”. Ele explica que muitos, mesmo sem acesso à internet, buscam formas, como ir no salão de suas igrejas, nos centros comunitários, em casas de vizinhos – assim como Joana, o que contribuiu para houvesse, também, uma maior contribuição para a resolução de casos.
Outro ponto destacado pelo defensor público é a facilidade de encontrar tanto o defensor quanto a comunidade. “Antes, para atender alguma comunidade no interior, fosse na região praiana, na serra, comunidades indígenas, realizar um mutirão, por exemplo, precisaríamos nos deslocar e deixar, muitas vezes, pessoas que estavam na sede da cidade sem o atendimento. Assim, com o atendimento virtual em um fluxo organizado, conseguimos alcançar mais assistidos e levar educação em direitos e claro, realizar bem a nossa missão de levar justiça a quem precisa. De fato, não há mais a Defensoria Pública sem atendimento virtual”.
Serviço
Defensoria Pública em Itapipoca
E-mail: raphael.esmeraldo@defensoria.ce.def.br / tiago.sousa@defensoria.ce.def.br
Telefone: (88) 99458-5450 / (85) 98199-4071


