Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria promove curso de formação para novos defensores públicos

Defensoria promove curso de formação para novos defensores públicos

Publicado em

Nesta segunda-feira (28), a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) iniciou o curso de formação para os três novos defensores que tomaram posse no último dia 18 de dezembro. Anderson Lins Tavares Bezerra, Mirian Lopes de Araújo e Rafael Pereira de Gois participam da capacitação, que segue ainda até janeiro de 2021. O curso também contou com a presença de Eduardo de Carvalho Veras, aprovado no concurso e que aguarda a nomeação.

O curso acontece com o objetivo de apresentar aos recém-empossados a realidade administrativa e institucional da Defensoria, capacitando-os para o exercício eficiente de suas funções. A defensora pública geral Elizabeth Chagas abriu oficialmente a formação.

“A pandemia trouxe reflexos com o agravamento da crise econômica que fizeram com que a gente tivesse que se reinventar, encontrar saídas, novas receitas e , principalmente, equilíbrio e diálogo para o desenvolvimento da Defensoria. Nossa instituição se organizou e, até novembro de 2020, soma quase 600 mil atuações de defensores e colaboradores. É um número expressivo que reflete nossa dedicação, mesmo neste momento ímpar. Todos os dias vocês lidarão com pessoas com os mais diversos problemas e angústias e terão a grata satisfação de saber que fizeram o melhor que podiam para conferir mais igualdade de oportunidades e direitos”, destacou Elizabeth.

Neste primeiro dia, participaram também da apresentação da instituição o subdefensor público geral Vicente Alfeu; a diretora da ESDP, Patrícia de Sá Leitão; a secretária executiva da Defensoria, Flávia Maria de Andrade; além da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), Amélia Soares da Rocha.

Toda a programação foi elaborada pela Escola Superior, que propôs um período de imersão institucional no qual os defensores públicos terão a oportunidade de vivenciar a prática da atividade defensorial nos mais variados órgãos de atuação. Neste ano, o curso de formação conta com atividades presenciais e virtuais, devido ao cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os novos defensores públicos passarão ainda por um período de transição com os defensores já atuantes e conhecerão as cidades. “É uma programação planejada e que prioriza a atuação institucional, um viés defensorial que demonstra a imprescindibilidade do nosso papel. Passamos por um ano difícil, no qual as vulnerabilidades daqueles que mais precisam da Defensoria ficaram mais evidentes. Isso que faz com que nós, através dessa atuação estratégica e responsável, nos firmemos enquanto instituição a cada dia. Em um período que passamos por uma crise das instituições, a Defensoria Pública tem conseguido se sobressair como uma instituição séria e independente, que visa o nosso assistido, nossa razão de ser”, destacou Patrícia Sá Leitão.