Hospital da Messejana responde à Defensoria disponibilizando mais contatos para marcação de exames e consultas
Após envio de dois ofícios para a gestão do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, a Defensoria Pública do Estado do Ceará obteve retorno sobre os telefones de atendimento ao público. Nos dias 11 e 15 de janeiro, o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da DPCE expediu ofícios nos quais requereu de forma imediata posicionamento da gestão do Hospital sobre denúncias de assistidos que relataram dificuldade na marcação de procedimentos pela unidade.
Diante das dificuldades, pacientes se deslocaram até a unidade, gerando aglomerações e filas de espera, mesmo em um cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quando o distanciamento social é uma das principais medidas profiláticas recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde.
“Pessoas que fazem tratamento e acompanhamento estavam tendo que se deslocar, muitos até de outros municípios, até a unidade hospitalar em busca de uma solução, diante da dificuldade em conseguir contato remotamente através do número fornecido. Isso tem preocupado e afligido indelevelmente esses pacientes, que seguem angustiados em busca de agendamento de seus retornos, cujo acompanhamento é fundamental para manutenção e estabilização do quadro”, detalha o defensor público Francisco Pereira Torres, titular do Nudesa. Os ofícios expedidos pela Defensoria, explica Torres, buscam o diálogo na solução extrajudicial de conflitos.
Em resposta, a direção do Hospital disponibilizou nove contatos para o público realizar a marcação de exames e consultas. São eles: (85) 3101.4112, (85) 3101.7813, (85) 3101.4156, (85) 3101.4075, (85) 99732.7885, (85) 99761.2261, (85) 98439.2895, (85) 99138.9041, (85) 99837.9589. Os contatos estão disponibilizados nas redes sociais da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-CE).
“O Hospital do Coração atende pessoas transplantadas, com problemas de coração, no pulmão e outras enfermidades. São pessoas vulneráveis pela condição de saúde. Solicitamos um posicionamento e recebemos as informações do Hospital que aquela situação (de aglomerações) foi sanada. Houve uma ampliação de contatos para que as pessoas façam as suas marcações e tirem suas dúvidas, evitando essas aglomerações”, comenta a supervisora do Nudesa, defensora Karinne Matos. “A Defensoria Pública está acompanhando e monitorando a situação, diante da pandemia que vivemos, no objetivo de preservar a saúde dos cidadãos”.
Imagem: Reprodução/TV Verdes Mares
Serviço
Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa)
Celular: (85) 98895-5436
E-mail: demandasnudesa@gmail.com
Telefones para atendimento em dias do plantão (sábado e domingo) – (85) 9 8400-5997 (ligação e WhatsApp)


