Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Barbalha registra mais de 9.500 atuações e mantém-se entre as 10 cidades de maior produtividade

Barbalha registra mais de 9.500 atuações e mantém-se entre as 10 cidades de maior produtividade

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) registrou, em 2020, um total de 9.523 atuações em Barbalha, município localizado no Cariri cearense e situado a 504 quilômetros de Fortaleza. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os atendimentos aconteceram majoritariamente na modalidade remota, o que facilitou o acesso da população aos mecanismos de assistência jurídica através das ferramentas digitais.

Defensora da Vara Única Criminal, Luciane Sousa afirma que as solicitações, em sua grande maioria, estiveram relacionadas a uma área em especial. “O Cariri tem uma divisão bem definida e coloquial. Crato fica muito com educação e lazer, Juazeiro com a parte de comércio e Barbalha é um centro de atendimento à saúde , onde fica o hospital, que é conhecido pelo atendimento e nos faz trabalhar um pouco mais com relação a transporte de pacientes, medicamentos e tratamentos”, destaca.

Como a pandemia ainda não está sob controle, as atividades da DPCE em Barbalha continuam sendo realizadas de forma remota, com uso, sobretudo, de ferramentas como Whatsapp, e-mail e telefone. Até cinco contatos são disponibilizados à população para facilitar o acesso à assistência jurídica da Defensoria e solucionar o caso o quanto antes. Os contatos auxiliam tanto aqueles que vão iniciar petição como aqueles que desejam acompanhar o andamento de processos.

Caso necessitem de atendimento na DPCE, os barbalhenses podem enviar mensagem escrita por e-mail para o endereço barbalha@defensoria.ce.def.br informando detalhes do caso e qual procedimento desejam que seja encaminhado pelo órgão. Além disso, também há a ferramenta do WhatsApp, que pode ser acessada por meio do contato (88) 9.8807.7451.

O assistido pode enviar mensagem em texto ou áudio e aguardar a orientação do atendimento inicial sobre a questão. “Atualmente são três varas, uma criminal e duas cíveis. Há uma pessoa que orienta para um atendimento específico. Se for algo simples, como uma orientação, não vai para o defensor. Mas se for preciso judicializar o caso, é necessário um agendamento para que o cidadão possa ter atendimento com um defensor”, afirma Luciane Sousa.

A defensora ressalta a ferramenta do WhatsApp Business, que possibilita o envio de mensagem automática para o cidadão a fim de que ele possa escolher qual atendimento deseja. Antes, a triagem inicial recebia inúmeras solicitações, mas hoje a natureza da procura já deve ser informada no contato primário para que o assistido seja encaminhado ao setor específico da causa. 

“A nossa ideia com isso é direcionar melhor cada pessoa para tudo acontecer com mais fluidez, pois antes tudo ficava na parte inicial. Nós criamos, então, um número para que a pessoa possa ser melhor direcionada”, destaca.

SERVIÇO

DEFENSORIA EM BARBALHA

E-mail: barbalha@defensoria.ce.def.br 

Números de contato: (88)98807-7451