Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora participa do lançamento de pesquisa do CICV sobre “deslocados urbanos” no dia 11

Defensora participa do lançamento de pesquisa do CICV sobre “deslocados urbanos” no dia 11

Publicado em

Com o objetivo de fomentar o debate e reflexão sobre pessoas deslocadas, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará e o Comitê Estadual de Proteção à Pessoa, realiza o evento virtual ‘Pessoas deslocadas: O impacto da violência em cidades’. Durante o encontro, que acontece na manhã de 11 de março, serão apresentados os resultados da pesquisa “Pessoas deslocadas em cidades: Experimentar e responder ao deslocamento interno urbano fora dos campos”. O evento tem apoio da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE).

A pesquisa analisa as experiências das pessoas deslocadas em quatro cidades do mundo: em Baidoa (Somália), Maiduguri (Nigéria), Mossul (Iraque) e San Pedro Sula (Honduras). Também examina a resposta humanitária a essas pessoas, identificando enfoques promissores e desafios, e reflete maneiras mais eficazes de atender as necessidades e expectativas das pessoas afetadas.

A apresentação da pesquisa será seguida por roda de conversa com a Defensora Pública do Estado do Ceará, Lara Teles Fernandes Falcão, e o professor de Sociologia e Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiz Fábio Paiva.

Segundo o último relatório anual do ACNUR, até o final de 2019, 45,7 milhões pessoas eram deslocadas internas. O encontro será uma oportunidade para discutir sobre o tema das pessoas deslocadas, além de compartilhar lições aprendidas e ferramentas para a construção de uma resposta abrangente para mitigar o impacto do deslocamento forçado sobre a população afetada.

Ainda no primeiro semestre de 2021, será realizada uma nova atividade virtual, com um debate sobre a problemática das pessoas deslocadas pela violência no Ceará.

Pessoas deslocadas: O impacto da violência em cidades

Apresentação da pesquisa “Pessoas deslocadas em cidades: Experimentar e responder ao deslocamento interno urbano fora dos campos”

Transmissão: youtube.com/SPSCeará

Programação

10:00 – Abertura com Comitê Estadual de Proteção à Pessoa (COEPP); Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS); e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
10:20 – Introdução com CICV
10:30 – Apresentação da pesquisa por Mathilde De Riedmatten, assessora global do CICV sobre Deslocados Internos
11:00 – 1° Intervenção: professor Luis Fabio, Laboratório de Estudos da Violência/ Universidade Federal do Ceará (LEV/UFC)
11:15 – 2° Intervenção: defensora Lara Teles, Rede Acolhe/ Defensoria Pública do Estado do Ceará
11:30 – Perguntas e respostas
11:50 – Conclusão