Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Diversidade de vozes permeia a programação da Defensoria durante o Março de Lutas, em celebração às mulheres

Diversidade de vozes permeia a programação da Defensoria durante o Março de Lutas, em celebração às mulheres

Publicado em

A diversidade de lutas e vozes de mulheres irá conduzir a programação virtual proposta pela Defensoria Pública do Ceará para o mês de março. Demandas de mulheres cisgênero, transgênero, negras, indígenas, trabalhadoras, quilombolas, grávidas, em situação de vulnerabilidade, migrantes e outras precisam ser contempladas nas conversas sobre o Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. Pensando nas interseccionalidades, a Defensoria Pública está propondo conversas e discussões sobre diversos temas que giram em torno das lutas de mulheres. 

Envolver a juventude em discussões sobre o combate à violência contra a mulher é o ponto de partida de evento virtual que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 5 de março, dando início às conversas e ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher. O evento promovido pela Rede Cuca (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) discutirá a violência doméstica em tempos de isolamento social, em um debate com a Defensoria Pública do Ceará. A supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), Jeritza Braga, e a titular do Núcleo, defensoria pública Noêmia Landim, vão abrir diálogo com meninos e meninas sobre o tema, em momento mediado pelas assistentes sociais Paola Abreu e Priscila Gomes, da Rede Cuca. A população interessada em fazer parte do momento pode acessar o ao vivo, que será transmitido no canal do YouTube Juv TV. 

“É um evento aberto, com foco na juventude, que outros interessados também podem se juntar. Vamos conversar sobre prevenir as violências contra a mulher, o que fazer caso alguém esteja nesta situação. Muitos jovens relatam que presenciam relacionamento na família e não sabem como reagir, o que fazer”, comenta Jeritza. “Queremos falar para meninos e meninas sobre como prevenir, como identificar, como buscar ajuda, que rede de apoio existe e  como fazer para acessar esta rede”.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) lembra que, também nesta sexta, no Instagram @defensoriaceara, será transmitida ao vivo a conversa sobre “Gênero, desigualdades e direitos”, conduzida pela defensora pública Kelly Nantua, também titular do Nudem, convidando Élida Lauris, coordenadora da Terra de Direitos, doutora em Sociologia do Direito pela Universidade de Coimbra. “A ESDP, neste mês de março, quer trabalhar o universo feminino em toda a sua transversalidade, em todos os aspectos que permeiam as mulheres, passando pelo recorte de gênero e suas interseccionalidade como raça, direitos humanos, transexualidade, saúde mental, violência doméstica”, reforça. 

Na segunda-feira,  8, a defensora Kelly Nantua irá conversar com alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre “Mulher, Direito & Coragem – O combate à violência contra a mulher em tempos de pandemia”. Outra programação também com participação da supervisora do Nudem, Jeritza Braga, ocorrerá na terça-feira, dia 9, às 14 horas. Será o webinário ao vivo que abre a programação do evento “Da cultura de violência contra a mulher para uma cultura de paz”, organizado pelo Jus Brasil. A proposta dos encontros promovidos pela agenda do evento é viabilizar o diálogo entre representantes de instituições públicas e privadas que possuem programas e serviços de apoio e prevenção ao enfrentamento à violência contra a mulher. 

No dia 08, a supervisora do Nudem também marcará presença em evento virtual da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Casa da Mulher Brasileira. De 8h às 17h ocorrerá o evento “A Resistência das Mulheres no Brasil e na América Latina”. Na terça-feira, a empresária e líder do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Trajano, participará do encontro. Jeritza Braga, representando a Defensoria Pública do Estado do Ceará, se junta às convidadas que irão representar as instituições cearenses, como a primeira-dama do Estado,  Onélia Santiago, além de representantes da Universidade Federal do Ceará, Tribunal de Justiça do Ceará, Casa da Mulher Brasileira, entre outros órgãos. 

A programação do #NaPausa de março recebe ainda uma série de outras convidadas que destacam a diversidade de temas sobre gênero. A programação será lançada no instagram da  Defensoria, dentro do projeto que já alcançou mais de 60mil visualizações e chegou  a  mais de 75 lives.

Para mulheres da Defensoria – A saúde mental é tema recorrente durante a pandemia do novo coronavírus e, não à toa, as mulheres têm sido as mais atingidas. Para debater esta questão,  a Defensoria programou a I Jornada das Mulheres da Defensoria – colaboradoras e defensoras discutem juntas Saúde Mental com as titulares do Nudem, sendo conduzidas pela supervisora Jeritza Braga, com o setor psicossocial, com a presença da coordenadora Andreya Arruda, e as convidadas a professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, Valeska Zanello, que coordena o grupo de estudo Saúde Mental e Gênero da UNB, e com a defensora pública do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, Mestra pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. O evento acontece do dia 17 de março, na plataforma Zoom e será transmitido pelo Youtube da Defensoria para quem tiver interesse em participar do debate. 

“A temática da mulher nos é muito cara, tanto pela minha militância, pela luta feminista, pela maioria das nossas assistidas ser de mulheres, bem como pela atual situação da pandemia, que tem atingido de forma muito contundente nós, mulheres. Pensamos nesta programação para debater o tema e criar uma rede de apoio na Defensoria”, destaca a defensora geral do Ceará, Ellizabeth Chagas.  

Serviço 

Dia 5 

15h – “Violência doméstica em tempo de isolamento social”

Roda de conversa virtual com jovens da Rede Cuca

Convidadas: Jeritza Braga e Noêmia Landim

Transmissão no canal do YouTube JUV TV

 

17h
Live #NaPausa: “Gênero, desigualdades e direitos”

Elida Lauris e Kelly Nantua

Instagram: @defensoriaceara 

 

Dia 08

14h – Palestra com alunos do curso de Direito – UFC

Convidada: Ana Kelly Nantua

 

14h – “A Resistência das Mulheres no Brasil e na América Latina”, no canal 

Com Jetitza Braga 

 

Dia 9

A partir de  14h – “Da cultura de violência contra a mulher para uma cultura de paz”

Com Jetitza Braga 

 

Dia 17  

14h30min –  Jornada de Mulheres da Defensoria – Saúde mental e Gênero Evento pelo Zoom, transmitido no YouTube DefensoriaCeara

Convidadas:  Valeska Zanello, professora do Departamento de Psicologia Clínica e coordenadora do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Gênero da UnB

Firmiane Venancio, defensora pública do Estado da Bahia e mestra pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA

 

Debatedoras: Jeritza Braga, defensora pública do Estado do Ceará e supervisora do Nudem/Fortaleza e Andreya Amnedola, psicóloga (CRP 11/1717) e coordenadora do Núcleo de Psicossocial da DPCE