Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Geral participa de reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid

Defensora Geral participa de reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid

Publicado em

Na tarde desta quinta-feira, 18, a Defensoria Pública do Estado do Ceará participou de mais um encontro virtual do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, que monitora a evolução da pandemia no Estado, nas questões sanitárias e epidemiológicas. A reunião foi presidida pelo governador do Ceará, Camilo Sobreira Santana, e a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, participou do encontro que traça estratégias de combate ao vírus.

No encontro foram apresentados os índices da Covid-19 em Fortaleza e no interior. O crescimento pela busca de atendimento na rede de saúde tem preocupado as autoridades, por isso o governador do Estado e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciaram o reinício do chamado isolamento social rígido, com proibição do funcionamento de comércio e serviços não essenciais. O lockdown valerá por 14 dias e entra em vigor nesta sexta-feira, 5. A Defensoria acompanha a determinação na capital.

“O crescimento de casos têm ocorrido numa velocidade muito grande, acima do processo de abertura de novos leitos, tanto da rede pública, quanto na rede privada. Nossas equipes continuam empenhadas em abrir mais leitos, além dos mais de 3 mil já abertos, e lutando pela aquisição de mais vacinas para acelerar o processo de imunização da nossa população. Repito: a situação é grave e necessita do apoio de todos para que possamos superar esse momento, protegendo os cearenses e salvando vidas. Continuamos firmes nessa luta e vamos vencer”, destacou o governador Camilo Santana.

A defensora geral fez uso da palavra, durante a reunião, destacando a ação do governador ao momento e colocando a Defensoria à disposição na luta por mais leitos e vacinas. “Gostaria de parabenizar o Estado do Ceará, em especial o governador Camilo Santana, pelas atitudes enérgicas e também dialogadas, sempre em prol da vida. O que vimos em Tianguá e demais cidades na última semana, com aglomerações e desrespeito ao isolamento social necessário, é inadmissível! Temos que destacar ainda a luta por mais leitos e vacina, em todas as esferas, e conseguiremos superar o coronavíus, sempre irmanados no propósito de salvar vidas”, destacou. Ela levou algumas sugestões de como a Defensoria pode auxiliar nessa batalha.

O Ceará tem atualmente 437.017 casos confirmados da doença, de acordo com a plataforma do Governo do Estado, IntegraSUS. Foram contabilizados, até agora, 11.506 óbitos. O percentual de leitos de UTI-Covid ocupados é de 88,5%.

O Comitê é formado pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Defensoria, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas, Tribunal Regional do Trabalho, MP do Trabalho, OAB, universidades, Aprece, Anvisa, Conselho Estadual de Saúde, Exército, Abin, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, representantes do setor produtivo, Igrejas, imprensa e sindicatos de trabalhadores.