Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de lançamento da nova estrutura de apoio às mulheres na ALCE

Defensoria participa de lançamento da nova estrutura de apoio às mulheres na ALCE

Publicado em

O Dia Internacional das Mulheres começou com um momento  importante: nesta segunda-feira, foi realizado o lançamento virtual da reestruturação da Procuradoria Especial da Mulher, vinculada à Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). As mudanças foram tema do encontro, conduzido pelo presidente da ALCE, deputado Evandro Leitão (PDT) e pela deputada estadual Augusta Brito PCdo B), Procuradora Especial da Mulher. A defensora pública do Ceará, Jeritza Braga, supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) participou do momento. 

“A Defensoria Pública tem como missão institucional a defesa intransigente dos direitos humanos e o Nudem é esse órgão que atua no enfrentamento à violência contra a mulher”,  comenta Jeritza Braga, supervisora do Nudem. “A Defensoria teve que se reinventar nesse período de pandemia, colocamos vários telefones acessíveis para essas mulheres, e-mail, WhatsApp. Reformulamos todo o site para que estas mulheres consigam ter acesso à Defensoria Pública. As estatísticas mostram que 80% das mulheres que são assassinadas são mortas por seus parceiros. A cada 12 segundos, uma mulher é agredida. A cada 11 minutos, uma  mulher é estuprada e a 90 minutos uma mulher é assassinada. São números altíssimos. Precisamos criar estratégias para além das que já existem, mas tentar prevenir essa violência”, destacou.  

A Procuradoria funcionará em prédio localizado na avenida Desembargador Moreira, com três andares e 600m² de área construída. O equipamento deve receber equipes multidisciplinares de órgãos que atuam ligadas diretamente às demandas de mulheres, tendo uma parceria com a Defensoria Pública do Estado neste reforço. “A reestruturação vem com o núcleo de prevenção e enfrentamento à  violência contra nós, mulheres. Dentro desse núcleo teremos uma equipe multidisciplinar para fazer o atendimento individual e coletivo”, comenta a deputada estadual Augusta Brito.