Defensoria participa de lançamento da nova estrutura de apoio às mulheres na ALCE
O Dia Internacional das Mulheres começou com um momento importante: nesta segunda-feira, foi realizado o lançamento virtual da reestruturação da Procuradoria Especial da Mulher, vinculada à Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). As mudanças foram tema do encontro, conduzido pelo presidente da ALCE, deputado Evandro Leitão (PDT) e pela deputada estadual Augusta Brito PCdo B), Procuradora Especial da Mulher. A defensora pública do Ceará, Jeritza Braga, supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) participou do momento.
“A Defensoria Pública tem como missão institucional a defesa intransigente dos direitos humanos e o Nudem é esse órgão que atua no enfrentamento à violência contra a mulher”, comenta Jeritza Braga, supervisora do Nudem. “A Defensoria teve que se reinventar nesse período de pandemia, colocamos vários telefones acessíveis para essas mulheres, e-mail, WhatsApp. Reformulamos todo o site para que estas mulheres consigam ter acesso à Defensoria Pública. As estatísticas mostram que 80% das mulheres que são assassinadas são mortas por seus parceiros. A cada 12 segundos, uma mulher é agredida. A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada e a 90 minutos uma mulher é assassinada. São números altíssimos. Precisamos criar estratégias para além das que já existem, mas tentar prevenir essa violência”, destacou.
A Procuradoria funcionará em prédio localizado na avenida Desembargador Moreira, com três andares e 600m² de área construída. O equipamento deve receber equipes multidisciplinares de órgãos que atuam ligadas diretamente às demandas de mulheres, tendo uma parceria com a Defensoria Pública do Estado neste reforço. “A reestruturação vem com o núcleo de prevenção e enfrentamento à violência contra nós, mulheres. Dentro desse núcleo teremos uma equipe multidisciplinar para fazer o atendimento individual e coletivo”, comenta a deputada estadual Augusta Brito.


