Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de reunião sobre Ocupação Carlos Marighella com a Habitafor

Defensoria participa de reunião sobre Ocupação Carlos Marighella com a Habitafor

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (22), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará participou da reunião que tenta uma solução definitiva da construção de moradias no terreno da ocupação Carlos Marighella (OCM), localizada no bairro Mondubim. Participaram do encontro a defensora pública Mariana Lobo, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas; representantes do movimento e Juliana Sena, secretária-executiva da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor).

“A reunião teve objetivo de direcionar e dar encaminhamentos. Foi positiva, no sentido que a Habitafor ficou de apresentar um prospecto do projeto das moradias, além da comunidade indicar quem são os parceiros que ela pretende trazer para que esse projeto seja desenvolvido de moradia com construções por meio de coparticipação”, destaca Mariana Lobo.

Outro assunto discutido no encontro foi o modelo que seria adotado na comunidade. “De encaminhamento, saiu que a Habitafor faria um desenho institucional e que a comunidade ficou de mandar as demandas, para que, em uma nova rodada de reuniões, a gente possa estabelecer um cronograma e a forma de execução de todas as demandas”, explica Mariana.

As 85 famílias residem no terreno ocupado desde o dia 8 de junho, em meio à pandemia do novo coronavírus, tendo resistido a um desgastante processo de reintegração de posse. Em outubro de 2020, a juíza da 38a Vara Cível suspendeu o cumprimento da ordem de reintegração de posse, dada anteriormente ao proprietário do terreno, graças ao acordo selado com o então prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

O representante do movimento Odair Magalhães comenta que está satisfeito com todas as demandas que estão sendo feitas e afirma que está ansioso para a efetivação das construções das moradias. “Conseguimos entrar em primeiro momento para que essas duas ações fossem efetivadas, então estamos com meio caminho andado e esperamos que tudo se resolva da melhor forma possível para todos”, finaliza Odair.