Em um ano, #NaPausa ultrapassa a marca de 75 mil espectadores construindo uma nova fonte de informação e conhecimento nas redes sociais
Um projeto que constrói diálogos e leva informação à população durante a pandemia. Assim é o #NaPausa, parceria entre Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), o projeto ultrapassou a marca de 75 mil espectadores e soma 86 edições com defensores e especialistas do campo jurídico.
Ampliando os debates sobre temas jurídicos e as pautas de relevância à sociedade em geral, o projeto tem sido uma importante ferramenta de informação e conhecimento no período da pandemia. Criado há um ano, em abril de 2020, o #NaPausa promove encontros online no perfil oficial da Defensoria Pública do Estado do Ceará no Instagram. Além do âmbito jurídico, o quadro traz ótimas conversas sobre temas importantes como racismo estrutural, violência doméstica, direitos humanos, igualdade de gênero, visibilidade da população LGBTQUIA+, entre outras pautas.
Em sua primeira edição, no dia 01 de abril de 2020, o #NaPausa trouxe uma discussão sobre desvio produtivo do consumidor. Na ocasião, a defensora pública Amélia Rocha e o advogado especializado em direito do consumidor e autor da teoria que intitulou o encontro, Marcos Dessaune, dialogaram sobre a temática. Até o momento, a temática que gerou mais visualizações foi sobre o “Direito de Guarda em tempo de Covid”, somando 4.034 espectadores. A supervisora do Núcleo de Resposta ao Réu da Defensora Pública, Roberta Quaranta e o professor de Direito Civil, Conrado Paulino, conduziram a discussão.
As lives têm sido responsáveis por manter a Defensoria Pública online, em permanente contato com os espectadores, como fonte de informação e questionamentos. Até hoje, foram 86 edições do projeto.
“A educação em direitos é a chave para o pleno exercício da cidadania. Enfrentamos o desafio de fazer isso cotidianamente e agora, sem a possibilidade da realização de encontros presenciais, precisamos reconfigurar essa possibilidade para as plataformas digitais. Com projeto #NaPausa conseguimos discutir temas de relevância, levando informações qualificadas e importantes a milhares de pessoas para que elas possam exercer sua cidadania”, explica Patrícia Sá Leitão, diretora da Escola Superior da Defensoria. Para ela, o trabalho da Escola, durante estes meses de necessário isolamento social, “tem sido de priorizar formações, cursos, encontros virtuais e qualificações para defensores públicos, colaboradores e estagiários e manter o direito perto de quem mais precisa”.
Os temas sempre fazem a ponte entre os membros da Defensoria e a sociedade, por meio de teóricos, professores, jornalistas, médicos, magistrados, advogados, entre outros. “O projeto é um grande vetor de informações, abordando assuntos de grande relevância para todos. Com esse projeto ganhamos cada vez mais visibilidade e credibilidade”, destaca ainda a coordenadora das Defensorias da Capital, a defensora pública Sulamita Alves, que já participou de edições do projeto.
Para o diretor da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará, Adriano Leitinho, o projeto é via de mão dupla com a sociedade e reafirma o papel dos defensores nos debates sociais.
“Uma das funções primordiais da defensora e do defensor público é a educação em direitos. Nesse período de pandemia levar conhecimento à casa dos nossos assistidos e aperfeiçoamento profissional aos nossos colegas e nossos colegas defensores é muito importante. E, esse projeto tem desempenhado muito bem essa função. Tivemos que nos reinventar para atender as demandas de nossos assistidos, colaboradores e das defensoras e dos defensores públicos do Ceará , e, claro, a Adpec não poderia ficar de fora desse projeto, sendo parceira da Escola Superior da Defensoria Pública, na disseminação desse conhecimento virtual, sempre visando o melhor para as suas associadas e seus associados”, ressalta.
E nesta quinta-feira, 29, o “Na Pausa” chega a sua 87° edição trazendo o tema “Direitos das Pessoas Indígenas no âmbito da Justiça Criminal”. A defensora pública Liana Lisboa, titular das Defensorias do Júri, em Fortaleza, recebe Renata Laurino, chefe de Gabinete no Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça. Para acompanhar, basta acessar o instagram da Defensoria Pública do Ceará a partir das 17 horas.


