Programa Saúde e Qualidade de vida realiza encontro específico para equipe do Nudesa
A Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza nesta sexta-feira, dia 7 de maio, mais uma edição do Programa Saúde e Qualidade de Vida, desta vez o tema será sobre “Gerenciamento do estresse no trabalho”, focado exclusivamente para defensores públicos, colaboradores e estagiários do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa).
O encontro será virtual, às 17 horas, com a psicóloga clínica e professora universitária, Mara Aguiar Ferreira, e com a coordenadora do setor de psicossocial da Defensoria Pública, Andreya Arruda. O programa Saúde e Qualidade de Vida da Defensoria foi idealizado em 2018 para conter os impactos do dia a dia de quem trabalha na defesa dos direitos.
“O foco do programa é a prevenção, cuidar de quem cuida. Elaboramos ações promotoras de saúde no contexto do trabalho e também em casa, já que muitos tiveram que se adaptar ao trabalho remoto. E assim nossos colaboradores e os colegas defensores podem contar com uma rede de atendimento”, explica a coordenadora das Defensorias da Capital, Sulamita Alves Teixeira.
Andreya Arruda destaca a importância desse momento de escuta com o corpo técnico da instituição. “Com essa ação queremos respeitar e preservar a saúde mental e evitar os danos do impacto que o stress no ambiente de trabalho cronificado pode causar. Estamos pensando como podemos fazer para cuidar dos nossos colaboradores e defensores e essa foi uma possibilidade”, contextualiza.
A coordenadora aponta que a saúde tem demandado muitas ações na Defensoria e a equipe do Núcleo demanda atenção. “Percebemos a necessidade de alguns trabalhos interventivos e focais e vamos fazer esse ação exclusiva para a equipe do Nudesa, porque todos estão vivendo com um nível de stress mais acirrado, justamente porque os assistidos que recorrem a eles estão com risco de morte ou em situações delicadas de saúde. Nosso corpo técnico (defensor público e colaborador) precisa estar mais preparados, mais fortalecido para gerenciar o stress do dia a dia”, destaca Andreya.
A defensora pública e supervisora do Nudesa, Yamara Lavour, fala sobre a importância da pausa para discutir esse assunto. “Falar sobre saúde mental no ambiente corporativo pode ser ainda um tabu, porque é marcado por pressões, estresse, sobrecarga e insegurança. E o isolamento social, acompanhado das incertezas econômicas, trouxe diversos impactos negativos nesse sentido. Por isso, estamos promovendo esse momento de escuta para mostrar que estamos preocupados e cuidando de todos”, destaca Yamara


