Defensoria terá atendimento telefônico automatizado, graças a nova tecnologia
Uma nova tecnologia permitirá atendimento automático de demandas por telefone acelerando a vida dos assistidos e assistidas pela Defensoria do Ceará. O novo projeto da área da Tecnologia da Informação que trará aprimoramento da comunicação do órgão foi assinado nesta sexta (21) pela defensora geral Elizabeth Chagas.
No prazo de 60 dias, começa a instalação dos equipamentos para operação do VOIP. Com este sistema, o assistido liga para o número da Defensoria e é direcionado para o núcleo específico de sua demanda após uma breve triagem eletrônica com a atendente virtual. Com a mudança, o assistido passará por um atendimento automático que irá o direcionar para o Núcleo responsável por sua causa, após ele discar o número referente a natureza de sua necessidade. A gravação de todas as chamadas e o histórico das ligações também serão benefícios oriundos do projeto.
“Hoje temos o Alô Defensoria, número 129, que é expansível a no máximo 10 atendentes simultâneos. Nessa nova arquitetura, a nossa quantidade de atendimentos é ilimitada e isso impacta de forma direta na prestação de serviço ao público”, sublinha o defensor Victor Montenegro, assessor de desenvolvimento institucional. “Quando falamos em tecnologia falamos em celeridade e eficiência de todos os processos. É a modernização em todas as frentes da Defensoria, que ainda operava de forma muito analógica. A pandemia nos ensinou que muitas coisas podem ser feitas à distância e se temos inovação em tecnologias, temos que trazer para dentro da instituição. Além destes, processos de aquisição de máquinas e equipamentos estão a todo vapor”, frisa o defensor.


