Teletrabalho é prorrogado até 6 de junho na Defensoria
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) prorrogou até o próximo domingo (6/6) o regime de teletrabalho no qual toda a instituição opera por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, os atendimentos continuarão sendo feitos de maneira remota, por e-mail, ligação e Whatsapp, sendo despachadas presencialmente apenas demandas de extrema urgência e com ciência prévia do(a) defensor/a do núcleo.
A medida consta na portaria nº 890/2021, editada pela defensora geral Elizabeth Chagas, que considera o cenário epidemiológico da Covid-19 no Ceará como principal motivo para o não retorno das atividades presenciais. Assim, evita-se aglomerações e reduz-se a possibilidade de as estruturas da DPCE serem foco de proliferação da doença, que já matou mais de 20 mil pessoas só no Ceará.
A portaria ressalta que serviços administrativos presenciais já iniciados permanecem como estão, em caráter excepcional e em sistema de rodízio, sendo inspecionados pelas coordenadorias da Capital e do Interior.
“Nos municípios onde houver autorização do Poder Executivo local para abertura do serviço público, os(as) Defensores(as) Públicos(as) poderão incrementar e intercalar atendimentos remotos e presenciais, de forma gradual, observadas as medidas sanitárias previstas em protocolos, o uso obrigatório de máscaras de proteção, assim como a limitação de pessoas no ambiente físico, sem prejuízo da atividade ordinária a portas fechadas”, pontua o documento.
Até o momento, o Ceará contabiliza mais de 790 mil casos confirmados de coronavírus e já aplicou 2,5 milhões de doses das vacinas disponíveis no Brasil.


