Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora geral recebe medalha comemorativa em solenidade aos 130 anos de história do Ministério Público do Ceará

Defensora geral recebe medalha comemorativa em solenidade aos 130 anos de história do Ministério Público do Ceará

Publicado em

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth das Chagas Sousa, foi homenageada, nesta quarta-feira (16), com medalha comemorativa e certificado dos 130 anos do Ministério Público do Ceará em solenidade promovida pelo órgão. A condecoração foi entregue pelo procurador geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, que também homenageou os demais chefes e representantes dos poderes e instituições que contribuem para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

“Essa homenagem significa o reconhecimento das boas relações institucionais entre Defensoria e Ministério Público para o bem do povo cearense. Quero parabenizar, em nome do meu amigo procurador geral de Justiça Manuel Pinheiro, todos que fazem parte dessa importante instituição do sistema de Justiça. O diálogo é ponte para construção de caminhos para o acesso à justiça e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, ressalta a defensora geral.

Foto: Assessoria de Comunicação

O aniversário de 130 anos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi celebrado na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e contou com a presença de autoridades do Estado como o governador do Ceará, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Evandro Leitão; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro; o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e ex-procuradores-gerais de Justiça. A solenidade ocorreu de forma híbrida e os demais convidados acompanharam de maneira remota.

O marco inaugural da comemoração realizada nesta quarta-feira, é a promulgação da 1ª Constituição Estadual, de 1891, quando são mencionadas, oficialmente, as atribuições dos promotores de Justiça, integrantes fundamentais da instituição.