Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria registra mais de 72 mil atuações na área criminal somente no primeiro semestre deste ano

Defensoria registra mais de 72 mil atuações na área criminal somente no primeiro semestre deste ano

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará  possui em Fortaleza cinco áreas de atendimento na defesa criminal: o Núcleo da Defensoria Pública Especializado em Execuções Penais (Nudep), Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), Defensoria Criminais, Juizados com Atuação Criminal e as Câmaras Criminais no Tribunal de Justiça, os quais vem prestando orientação jurídica e promovendo a defesa de todas as pessoas em condição de vulnerabilidade no âmbito de procedimentos policiais investigativos e processos judiciais.

Nos meses de janeiro a junho de 2021, os núcleos contabilizaram juntos cerca de 72.388 atuações. Sendo, 14.394 no Nuapp, 27.305 no Nudep,15.431 na Defensoria de 1° Grau Criminal e 11.678 na 2º, além de 3.580 no Juizado de Violência contra a mulher. Esses números, de acordo com o defensor público, Manfredo Rommel, supervisor das Defensorias Criminais, se dão aos diversos canais de atendimento remoto criados pela Defensoria Pública ao longo dos meses. 

“Com o passar do tempo, após uma maior divulgação desses canais, as demandas também cresceram consideravelmente. No começo da pandemia era bem menor, mas após o costume que a população passou a ter em acessar esses canais remotos, as demandas passaram a chegar com maior frequência e com um volume bem maior para nós defensores públicos”, explica o defensor.

São pedidos de liberdade, relaxamento de prisão e impetração de habeas corpus, além de apresentação de defesa escrita, acompanhamento em audiências, interposição e acompanhamento de recursos nos Tribunais, Plenários de Júri Popular e atendimento junto ao sistema prisional e delegacias.

Para o defensor público Leandro Bessa, supervisor do Nudep, os resultados obtidos no decorrer dos anos demonstram que a Defensoria Pública continuou cumprindo a sua função de prestar assistência aos mais necessitados. No entanto, ele lembra que ainda há uma parcela significativa de indivíduos que não possuem acesso aos meios de comunicação remotos, salientando a importância do retorno gradativo do atendimento presencial, que já vem acontecendo de modo agendado para não gerar aglomerações. 

“Não tenho nenhuma dúvida que a forma de prestar assistência integral e gratuita se transformou completamente com essa pandemia, assim, o nosso Núcleo continuará prestando atendimento remoto, mas precisamos nos organizar, pois muitos assistidos são vulneráveis digitais e precisam ir à Defensoria e estamos priorizando agendamentos destas pessoas”, acrescenta Leandro.

Outro destaque está no atendimento nas unidades prisionais, onde todos os grandes presídios da Região Metropolitana e interior possuem um defensor responsável faz a atuação in loco com atendimento de internos, das demandas, inspeções e diálogos com a gestão do Sistema Penitenciário para sanear problemas na garantia de direitos dos internos. 

O supervisor do Nuapp, o defensor Carlos Nikolai Araújo Honcy aponta que o foco da Defensoria desde o início da pandemia, foi continuar prestando e garantindo os direitos aos seus assistidos. Ele lembra ainda a aquisição de aparelhos eletrônicos e chips para os colaboradores realizarem os atendimentos com maior facilidade para o público. “Com o desemprego em massa, muitas pessoas não têm condições de pagar uma passagem para vim até os nossos núcleos, assim, a tecnologia veio facilitar muito, principalmente, no envio de documentação. Basta uma foto e nós transformamos em Pdf, não precisa mais imprimir nada”, finaliza o supervisor.

Os defensores orientam que qualquer pessoa que necessitar de demandas criminais deve procurar os canais de comunicação específicos de cada Núcleo e enviar os documentos solicitados para realização do atendimento inicial. 

LOCAIS DE ATENDIMENTO NA CAPITAL

Defensorias Públicas com Atuação Criminal de Fortaleza – CE

  • Celular: (85) 98134-1331 / 98639-0994
  • E-mail: crime@defensoria.ce.def.br

Núcleo da Defensoria Pública Especializado em Execuções Penais – Nudep

  • Contato: (85) 3101.3448 e 3101.3437 – 9h às 12h – 14h às 17h
  • Celular: (85) 98223-3860 – 8h às 12h – 14h às 17h
  • Celular: (85) 99406-2836 – 8h às 12h – 14h às 17h
  • E-mail: nudep@defensoria.ce.def.br

Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência – Nuapp

  • Contato: (85) 3101.1263 e 3101.1267 – 14h às 17h
  • Celular: (85) 9 8775-0480 (ligação) – 8h às 17h (85) 9 8529-7412 (whatsapp) – 8h às 17h
  • E-mail: nuapp.aldeota@defensoria.ce.def.br

NÚCLEO DAS DEFENSORIA DE 2º GRAU

  • Celular: (85) 9 89489977 – 8h às 12h – (85) 9 8948-9797 – 14h às 17h – (atendimento via whatsapp)
  • E-mail: segundograu@defensoria.ce.def.br

LOCAIS DE ATENDIMENTO NO INTERIOR

Para saber os locais de atendimento da Defensoria Pública no interior do estado, clique aqui.