Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria presta homenagem a membros, colaboradores e estagiários que atuaram nos 500 dias de pandemia de Covid

Defensoria presta homenagem a membros, colaboradores e estagiários que atuaram nos 500 dias de pandemia de Covid

Publicado em

A Defensoria Pública homenageou nesta sexta-feira (30/7) membros, colaboradores, colaboradoras, estagiários e estagiárias de todo o Estado que atuaram nos 500 primeiros dias de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Ceará. Em alusão ao trabalho de todos, todas e todes, a defensora geral Elizabeth Chagas e a subdefensora geral Sâmia Farias descerraram uma placa na qual a instituição reconhece a necessária atuação da DPCE em favor das populações mais vulneráveis.

“Estamos agindo por uma Defensoria ainda mais forte, consciente de seu papel e pronta para enfrentar os novos desafios pelo bem da instituição e sua missão constitucional. E, não por acaso, este sonho nos trouxe a conduzir os rumos da instituição nos anos mais difíceis do último século da história da humanidade e dos 24 anos de existência da Defensoria. Mesmo com as enormes dificuldades, conseguimos nos reinventar, evoluir e colocar a instituição no caminho em defesa da vida, das pessoas em situação de vulnerabilidade e escutar os anseios da população mais empobrecida pela pandemia”, afirmou Elizabeth Chagas.

Em razão da homenagem, foi apresentado um balanço das atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública nos últimos 500 dias, desde o início do período pandêmico no Ceará, em 15 de março de 2020. O documento é público e pode ser baixado por qualquer cidadão. Para acessá-lo e fazer o download, clique aqui.

 

 

“Os desafios nos chegaram com a pandemia do novo coronavírus e posso assegurar para vocês que não descansamos nenhum dia para superá-los com serenidade, com diálogo, com discrição, com trabalho e, principalmente, com a vontade ativa para acreditar e fazer acontecer. Atitudes necessárias à transformação e crescimento para cumprir nosso mister. Às minhas amigas e aos meus amigos, defensoras, defensores e colaboradores que toparam o desafio de dividir a gestão de nossa Defensoria neste momento tão desafiador deixo o meu mais irrestrito agradecimento”, acrescentou a defensora geral.

Além da homenagem a quem atuou na pandemia, o evento “Em Defesa da Vida” foi marcado pela posse dos 150 novos estagiários e estagiárias de Direito da instituição. Eles atuarão em núcleos de diversas cidades do Ceará, sendo 99 deles em Fortaleza – cidade que também teve todos os(as) candidatos(as) cotistas convocados para posse.

O novo aplicativo da DPCE, chamado de Nossa Defensoria, também foi oficialmente apresentado à população. “Com isso, a Defensoria segue uma tendência mundial de soluções tecnológicas. É uma ferramenta feita 100% pelo nosso time da Tecnologia e que vai ser mais uma opção de atendimento para os assistidos. Não vai substituir o atendimento presencial nem nenhum dos outros canais, e sim ser mais uma forma de a Defensoria estar mais próximo de quem mais precisa”, detalhou a supervisora da Coordenadoria das Defensorias da Capital (CDC), defensora Sulamita Teixeira. “Hoje é um dia histórico. A população cearense é quem irá ganhar com essa ferramenta. Que a gente possa cada vez mais desenvolver um trabalho de excelência. Estou muito orgulhosa da nossa instituição”, acrescentou.