Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus discute indicadores pandêmicos e atesta fim da segunda onda no Ceará
A defensora pública geral em exercício, Sâmia Farias, participou nesta quinta-feira (2/9) de mais uma reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. O encontro foi presidido pela vice-governadora Izolda Cela.
O colegiado atestou o fim da segunda onda de contaminação por Covid-19 no Ceará diante da baixa quantidade de internações e discutiu questões alusivas à vacinação, hoje feita com a aplicação de imunobiológicos produzidos a partir de quatro tipos diferentes de laboratório: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Jannsen, sendo essa última em dose única e todas as demais em duas doses.
A orientação geral do Governo é de a população procurar um ponto de vacinação quando a data da segunda dose chegar e nenhum agendamento acontecer. Além disso, as autoridades sanitárias estudam a combinação de doses de vacinas diferentes e a aplicação de uma terceira dose para reforçar a proteção da população.
O encontro destacou ainda a primeira morte de paciente em decorrência da variante Delta no Ceará. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) confirmou que ele havia recusado tomar a vacina, eficaz contra esse tipo de Covid. A tese do Governo é de que a variante indiana já está em transmissão comunitária por aqui.
“A vacinação está avançando, mas o apoio da população ainda é imprescindível. A Defensoria permanece com atendimento preferencialmente remoto justamente para não ter nos seus núcleos pontos de aglomeração e, assim, facilitar a circulação do coronavírus. Mas estamos trabalhando com todo o cuidado e responsabilidade que o momento exige para em breve as estruturas voltarem aos expedientes presenciais”, afirma a defensora geral em exercício, Sâmia Farias.


