Alysson Frota é empossado ouvidor da Defensoria Pública
“Somos representantes de um coletivo. O espaço da Ouvidoria é de todos”. É assim que o novo ouvidor externo da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE), advogado Francisco Alysson da Silva Frota, define a atividade que começa a exercer oficialmente na próxima segunda-feira (6/9). Nesta sexta-feira (3/9), ele assumiu formalmente o cargo durante sessão do Egrégio Conselho Superior (Consup) da instituição. Alysson sucede a ouvidora Antônia Araújo e terá mandato de dois anos.
A Ouvidoria Geral Externa da DPCE tem como objetivo principal representar a população e os movimentos sociais perante a própria Defensoria, visando, assim, garantir que estes sejam ouvidos e tenham suas necessidades atendidas de maneira justa e eficiente. A Defensoria é o único membro do sistema de justiça cearense a dispor de um órgão com essas características e atribuições.
“A gente entende que a Ouvidoria é um espaço plural e tem a sua diversidade. Vamos respeitar esta pluralidade dos grupos, sejam eles negros, quilombolas, indígenas, LGBTQIAP+, povos de terreiros, ciganos… A ouvidoria é a porta para todos. Queremos escutar as dificuldades e atuar nas garantias de direitos das populações mais vulneráveis. A partir disto, vamos procurar construir pontes com a Defensoria Pública”, acredita.

Alysson é advogado, professor, pesquisador, pós-graduado em Direito Processual Civil e cursa mestrado em Direito Constitucional. É também vice-presidente da Comissão do Terceiro Setor da Organização de Advogados do Brasil (OAB) no Ceará. “Eu sou oriundo da Grande Paupina. Estudei boa parte da minha vida em escola pública. Meu pai era cobrador de ônibus e minha mãe, pedagoga. Jamais teria condições de pagar uma faculdade particular se não fossem as políticas públicas para ensino superior à época. Tenho muita consciência de que sou representante de um coletivo. Minha trajetória espelha as diversas pessoas que passaram pela minha vida”, celebra.
A defensora pública geral em exercício, Sâmia Farias, comentou, durante a solenidade, que a Ouvidoria Externa vai além de construir pontes. “A partir de agora serão construídos novos laços. Você terá a missão de receber todas as entidades. Tenho certeza de que você vai conseguir criar pontes e laços. O mais importante é nosso público, nosso assistido, o hipossuficiente, aquelas pessoas que lutam diariamente por seus direitos. Você tem a missão de amplificar a voz da sociedade civil. Conte sempre com a Defensoria Pública”, declarou.
Alysson, em seu discurso de posse, comentou que tem como compromisso o fortalecimento da Defensoria Pública: “Reafirmo aqui meu compromisso em continuar firme no meu propósito de atender sempre mais e melhor a todas, todos e todes que buscam a Ouvidoria, assim como atuar de forma equilibrada, primando pela unidade e fortalecimento da Ouvidoria enquanto espaço de fala dos movimentos sociais e dos assistidos e assistidas.”



