Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria garante lugar em duas finais do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2024; conheça os projetos

Defensoria garante lugar em duas finais do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2024; conheça os projetos

Publicado em
Texto: Da Redação

A Defensoria Pública do Ceará é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) 2024. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira (2/5) e consolidou a DPCE como um dos órgãos dos sistemas de justiça do Brasil que mais figura entre as melhores práticas de comunicação do país. Pelo sétimo ano consecutivo, a instituição garante lugar na última etapa do concurso, que desta vez reuniu o recorde de 340 projetos. Desse total, apenas 40 tornaram-se finalistas após serem submetidos ao crivo de 42 jurados de diversas áreas.

Na categoria “Artigo Acadêmico”, a DPCE foi indicada pelo trabalho “Assessoria de Comunicação Enquanto Prática Decolonial: Reflexões Sobre o Mutirão Transforma”. De autoria do jornalista Bruno de Castro, o texto analisa o papel exercido pela assessoria de comunicação da instituição na promoção da força-tarefa feita pela Defensoria em 2022 e 2023 para mudar o nome e o gênero nas certidões de nascimento de 385 pessoas trans e travestis. Essa foi a primeira vez que a instituição figurou nesta modalidade. Para ler, clique aqui.

Já na categoria “Reportagem Escrita”, a Defensoria já foi finalista outras cinco vezes (três das quais consecutivas) e, agora, recebeu indicação pela série intitulada “Desaparecidos, uma ausência presente”. As reportagens são de autoria da jornalista Déborah Duarte e narram o drama de pessoas que buscam familiares cujo paradeiro é um mistério e precisam de assistência do poder público, sobretudo da DPCE. Para ler, clique aqui.

Desde 2018, a Defensoria do Ceará acumula, entre primeiros, segundos e terceiros lugares, 12 Prêmios Nacionais de Comunicação e Justiça (veja lista abaixo). Como estar na final já significa a garantia de ocupar pelo menos o terceiro lugar, a DPCE terá, com as indicações deste ano, mais dois prêmios, aumentando, assim, o total para 14 honrarias. Isso faz dela uma das defensorias mais laureadas do Brasil pelo PNCJ.

Os vencedores das 13 categorias do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça serão revelados na solenidade de encerramento do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que acontecerá entre os próximos dias 19 e 21 de junho, em Fortaleza.

Atualmente, a assessoria de comunicação da Defensoria é formada pelas jornalistas Amanda Sobreira, Ana Paula Gomes, Bianca Felippsen, Déborah Duarte e Kamilla Vasconcelos, pelo jornalista Bruno de Castro, pelo repórter fotográfico ZeRosa Filho, pelo designer Diogo Braga, pela designer Valdir Marte, pelo estagiário em Jornalismo Matheus Araújo e pelas estagiárias em Jornalismo Fernanda Aparecida e Samantha Kelly.

Prêmios conquistados pela Defensoria Pública do Ceará

2018
3º lugar na categoria Publicação especial com Relatório de Gestão

2019
1º lugar na categoria Grande reportagem com a série “Mundo de Direitos”
1º lugar na categoria Relacionamento com a mídia com o projeto “HC de Mulheres Grávidas”
1º lugar na categoria Grande prêmio de Comunicação e Justiça com a série “Mundo de Direitos”

2020
2º lugar na categoria Mídia digital com o livro “O Usuário e a Sociedade”
2º lugar na categoria Mídia radiofônica com a “Defensoria em Movimento”
3º lugar na categoria Grande Reportagem com a série “Orgulho LGBTQIA+ “

2021
3º lugar na categoria Fotografia com a foto “Viver é brincar”

2022
1º lugar na categoria Reportagem Escrita com a série “Eu vivo, mas não existo”

2023
2º lugar na categoria na categoria Mídia Digital – Todas Somos Uma
2º lugar na categoria na categoria Publicação Especial – Memória Viva da Defensoria
2º lugar na categoria na categoria Reportagem Escrita – Por Tão pouco

2024
Finalista na categoria Artigo Acadêmico (em posição a ser divulgada)
Finalista na categoria Reportagem Escrita (em posição a ser divulgada)