Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Domingo, dia 19 de Maio, tem atendimento exclusivo à população em situação de rua em Fortaleza, por ocasião do Dia Nacional da Defensoria

Domingo, dia 19 de Maio, tem atendimento exclusivo à população em situação de rua em Fortaleza, por ocasião do Dia Nacional da Defensoria

Publicado em
texto: DEBORAH DUARTE 
ilustração: diogo BRAGA

A população em situação de rua será atendida por defensores e defensoras públicas no próximo dia 19 de maio, por ocasião da campanha nacional em alusão ao Dia Nacional da Defensoria, dos defensores e das defensoras. O mutirão de atendimentos acontece na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, das 8h às 12h e terá o caminhão da Defensoria em Movimento, além de outros serviços. 

A campanha é realizada pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), em parceria com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e Conselho Nacional dos Defensores Gerais (Condege). 

A data é celebrada nacionalmente, quando a Associação Nacional das Defensoras de Defensores Públicos (Anadep) e o Conselho Nacional Defensores e Defensoras Gerais (Condege) promovem uma campanha para reforçar a garantia de direitos humanos. Neste ano, o tema da ação é “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.

No Ceará, a Defensoria estará contando histórias de pessoas em situação de rua no especial “A gente mora dentro da gente”, que reforça a necessidade de reforço e atenção à saúde mental e as narrativas que as pessoas contam. Muitas vezes, as políticas públicas destinam-se apenas a moradia, quando o espectro de ausências é bem maior restando a solidão e incompreensão. A campanha é ainda inspirada nas gentilezas urbanas de um personagem importante  para pensar a questão, Seu Gentileza, artista de rua que retrata bem a tríade saúde mental, solidão e invisibilidade. Confira o especial ainda no final desta semana.  

Dessa forma, em Fortaleza, neste domingo, dez defensores públicos farão os atendimentos exclusivos à população em situação de rua e a Praça do Ferreira foi escolhida por ser um ponto da capital onde essa população fica concentrada, sobretudo no domingo, quando o Centro da cidade fica fechado. Além do atendimento jurídico e de orientações sobre direitos, a população terá acesso aos serviços da Casa da Mulher Brasileira, com orientação e atendimento psicossocial, serviços de saúde e educação bucal com distribuição de kits de higiene, corte de cabelo, fornecimento de kits lanche, almoço e água, além de consultório na rua. 

A defensora pública geral, Sâmia Farias, estará presente na ação. “É nossa responsabilidade atender às necessidades das pessoas. Oferecer um atendimento de qualidade, ouvir atentamente, identificar as demandas e encaminhá-las para as políticas públicas. É dessa forma que celebramos esta data. Ao lado da população, fornecendo assistência jurídica, promovendo educação em direitos e facilitando o acesso à justiça. É essa missão que nos guia como defensores: quanto mais nos aprofundamos no conhecimento, mais ampliamos nossa compreensão dos direitos e das reais necessidades da população”, pontuou a defensora.

 

Serviço:

Atendimento da Defensoria exclusivo à população em situação de rua

Domingo, 19 de maio

8h Às 12h

Na Praça do Ferreira