
Atendimento itinerante da Defensoria presta orientações jurídicas no Álvaro Weyne
TEXTO: AMANDA SOBREIRA
FOTOS: FERNANDA APARECIDA
A Defensoria Pública do Estado Ceará (DPCE) realizou nesta sexta-feira (12/7) uma prestação de serviços na Cozinha Popular Rosa da Fonseca, localizada no bairro Álvaro Weyne, em Fortaleza. Durante toda a manhã, as defensoras públicas Priscilla Holanda e Ticiana Pinheiro Cavalcante e colaboradores da Defensoria prestaram orientações aos moradores presentes e deram entrada em diversas ações judiciais.
Dentre as demandas mais atendidas estão aquelas relacionadas à área de família, como ações de guarda, revisão de pensão alimentícia, divórcio, além de pedidos de ofício para a emissão da 2ª via de certidão de nascimento. Ao todo, 45 pessoas receberam atendimento.
O metalúrgico Gaspar Lopes, mora próximo à cozinha popular onde aconteceu a ação e aproveitou a oportunidade para solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento e assim, dar entrada no divórcio. “Estamos separados há 12 anos, somos amigos, mas nunca finalizamos a situação na justiça. Ouvi no rádio que a Defensoria estaria aqui e já trouxe os nossos documentos. Menos uma questão para resolver”, disse.
Já a diarista Sandra Oliveira procurou orientação jurídica para resolver uma situação de alienação parental. Ela recebeu todas as informações sobre documentação e onde ir para dar entrada na ação. “Fui muito bem atendida, me ensinaram todas as etapas. Vou juntar os documentos para resolver essa questão. Quem coloca filho no mundo tem obrigações a cumprir, tem que cuidar da criança e não complicar a cabecinha delas”, explicou.
A ação é uma iniciativa da Ouvidoria Geral Externa da Defensoria em parceria com a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF). Para a defensora Priscilla Holanda, que atuou nos atendimentos, iniciativas como essas são importantes para melhorar o acesso dos moradores à justiça. “Algumas pessoas têm dificuldade de locomoção, de transporte ou trabalham e não tem esse tempo livre. Para nós defensores também é bom se aproximar da população e conhecer de perto a realidade da comunidade. Humaniza ainda mais nosso trabalho”, enfatiza a defensora pública.
Saiba mais
A Cozinha Popular Rosa da Fonseca está instalada desde setembro de 2023 no bairro Álvaro Weyne. Por dia, são distribuídas 100 refeições para quem não tem o que comer. O espaço recebe ainda doações de alimentos e aceita trabalho voluntário para quem quer ajudar cozinhando, auxiliando, lavando as panelas, entre outros serviços que contribuam para o funcionamento da iniciativa.