Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Escola Superior realiza capacitação continuada de colaboradores da triagem

Escola Superior realiza capacitação continuada de colaboradores da triagem

Publicado em

Texto: Ana Paula Lopes
Foto: Ana Paula Lopes

A Escola Superior da Defensoria Pública reuniu nos dias 19 de julho e 09 de agosto, mais de 200 colaboradores e colaboradoras para uma capacitação online sobre as novas funcionalidades da ferramenta Nossa Defensoria, que concentra os dados de  atendimentos da instituição. O cronograma do curso contou ainda com treinamento acerca de consultas processuais nos sistemas  e-Saj, SEEU e PJE e capacitação a respeito de ações. A iniciativa visa permitir maior conhecimento e proximidade dos colaboradores com as ferramentas, aprimorando o atendimento.

A defensora pública Amélia Rocha, diretora da ESDP, destaca a essencialidade da promoção de ambientes de aprendizado para proporcionar desenvolvimento,  engajamento e desempenho das equipes. “A capacitação permanente reflete-se em benefícios para toda a instituição, melhorando a prestação de nossos serviços. E é este o propósito de nossa ESDP, criar cada vez mais oportunidades a um aprimoramento contínuo, consolidando uma cultura de formação constante e propositiva”, pontuou a diretora.

Márcio Tadeu Viana, 38 anos, trabalha há três anos na sede da Defensoria Pública em Tauá. Ele é responsável pelo atendimento inicial dos assistidos e esteve presente nas capacitações. O momento, de acordo com o colaborador, foi imprescindível para auxiliar o corpo técnico no aprimoramento da abordagem, análise dos casos e como demandar cada solicitação. “Todos os pontos abordados foram muito interessantes e pertinentes ao nosso dia a dia, pois trataram justamente acerca de detalhes que exigem muita atenção da gente. Cada assistidos traz uma história, precisamos ouvir com atenção para realizarmos as orientações corretas. Então, compreender como funciona cada sistema e a forma que devemos utilizá-los é fundamental para realizarmos nossas atividades de forma eficiente e otimizando os fluxos internos”, frisou.

A defensora pública Lara Teles, à frente do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ), participou da organização dos encontros e ressalta o quanto é fundamental a oportunização de capacitações continuadas para aperfeiçoamento dos colaboradores. “Queremos possibilitar que nossos colaboradores e colaboradoras estejam atualizados, ampliando seus conhecimentos técnicos, que se sintam à vontade para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências. Entendemos que isso fortalece o papel da Defensoria Pública na promoção da justiça, pois quando damos oportunidade de qualificação para o público interno, consequentemente, asseguramos cada vez mais excelência e relevância nos serviços prestados pela instituição”, compartilhou.