Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Prorrogada até 16 de setembro as inscrições do processo seletivo para estudantes de graduação em Jornalismo

Prorrogada até 16 de setembro as inscrições do processo seletivo para estudantes de graduação em Jornalismo

Publicado em

A Assessoria de Estágio da Defensoria Pública do Estado informa que o prazo para as inscrições para a seleção de estudantes na área de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, por meio do programa de estágio remunerado da instituição, conforme os termos do Edital 041/2024, foi prorrogado até o dia 16 de setembro. A seleção visa a formação de cadastro reserva, para atuação na Secretaria de Comunicação da DPCE, em Fortaleza. O valor da bolsa é de R$ 969,08 (novecentos e sessenta e nove reais e oito centavos), acrescida de auxílio-transporte.

Os(as) estudantes interessados(as) deverão realizar suas inscrições presencialmente junto à Assessoria de Estágio da Defensoria Pública, de 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No momento é necessário apresentar a documentação pessoal – RG, CPF e comprovante de residência, bem como duas fotos 3×4, antecedentes criminais (Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça do Ceará e Justiça Federal), histórico acadêmico atualizado, declaração atualizada, formulário de inscrição, currículo lattes ou profissional.

A seleção estimula ainda o compromisso social mediante a doação de uma embalagem de leite em pó, que será doado a uma instituição filantrópica, ao final do período de inscrição. A Assessoria fica localizada na Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante.

São requisitos para a inclusão no programa de estágio, alunos(as) regularmente matriculados e com frequência efetiva no curso de educação superior, comprovação de já ter cursado, no mínimo, 50% da carga horária/créditos da grade do curso e ter disponibilidade de horário para o exercício do estágio compatível com a necessidade.

Seleção – A seleção será realizada em três etapas: avaliação curricular, prova escrita e entrevista.

A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada mediante análise curricular. Os(as) candidatos(as) que obtiverem a pontuação total de, no mínimo, 50% dos pontos, equivalente a 10,00 pontos, prosseguirão para etapa seguinte, no caso, a prova escrita.

De natureza discursiva, a prova consistirá em duas etapas: uma questão discursiva focada e a produção de uma redação sobre a Defensoria Pública, cujo tema desenvolvido será anunciado no dia da realização do concurso. O candidato terá 90 minutos para redigir a redação. Estarão aptos aqueles que obtiverem a pontuação mínima de 5 (cinco) pontos, de acordo com termos do edital.

Por fim, os(as) classificados(as) seguirão para a terceira etapa, que será uma entrevista acerca de assuntos relacionados à experiência profissional anterior, conhecimento em assessoria de imprensa, mídias sociais, uso de tecnologias, interesse por texto impresso e matérias de serviço, afinidade com a área comunicação e justiça e sobre o trabalho da Defensoria Pública.

Todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital 041/2024. Acompanhe AQUI.

Comunicado – Prorrogação das Inscrições