Após seis meses de funcionamento do SEI, Defensoria tem economia de quase 100 mil folhas de papel à Defensoria

Após seis meses de funcionamento do SEI, Defensoria tem economia de quase 100 mil folhas de papel à Defensoria

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado deu mais um passo rumo à modernização, celeridade e sustentabilidade de suas ações. Com a implementação da tramitação processual por meio da implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), há seis meses, os processos administrativos da instituição foram virtualizados gerando  economicidade e mais rapidez na tramitação. Em dados concretos, essa mudança significou a redução de gastos de 95.946 folhas de papel e uma economia de R$ 13.516,28 em insumos para impressão (capa, toner, cilindro). A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotin), que acompanha a operacionalização da plataforma, tem feito a contabilidade que vai além, já que os processos passaram a tramitar com muito mais agilidade.

Hoje o Sei está disponibilizado para a parte administrativa da instituição, mas deve ser ampliado para mais usuários. A defensora geral Samia Farias é uma entusiasta da proposta que vem acompanhando desde que veio para gestão até a sua devida implementação. “Vários órgãos públicos já tinham tramitação virtual de processos e a Defensoria do Ceará precisava apostar em um sistema que permitisse este um controle maior dos fluxos, do tempo e que gerasse economicidade para a instituição. Assim, o SEI permite que a gente opere a máquina administrativa e ainda promove a transparência nos procedimentos e ainda uma redução significativa dos custos operacionais”, pondera.

Com a adesão ao sistema, outra palavra que vem se fortalecendo dentro do vocabulário da Defensoria Pública é a sustentabilidade. A tramitação de documentos por via eletrônica vem atuando como estímulo à preocupação e consciência ambiental e ainda colabora para a aplicação de conceitos de desenvolvimento sustentável na atual gestão administrativa, proporcionando expressivo impacto econômico e ambiental. Outro tema importante é a segurança nas operações já que os usuários habilitados estão identificados, assinam por meio de senhas pessoais. Ao todo 2.898 processos tramitam no SEI nestes seis meses.

A defensora pública geral Sâmia Farias realça o quanto esses indicadores são bastante relevantes. “É uma enorme satisfação acompanharmos os resultados exitosos dessa política interna, após todos os esforços iniciais desde a autorização de uso, as capacitações do corpo técnico e a familiarização dessa nova cultura. Agora podemos contar com um fluxo mais célere, que traz impactos positivos para o meio ambiente e ainda para a transparência e controle da instituição”, frisou.

Defensoria Verde. Você sabia: Você sabe quantas folhas de papel são fabricadas com uma única árvore? Se considerarmos um exemplar padrão, como o eucalipto, podemos produzir 20 resmas de papel, que totalizam 10 mil folhas de em tamanho A4 para cada tronco. Além disso, a produção de uma folha de papel A4 consome cerca de 10 litros de água, além dos produtos químicos necessários. Por isso é fundamental adotar ações econômicas e racionais para minimizar esses impactos.

O que é o SEI – O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e possibilita uma infraestrutura para processos e documentos administrativos eletrônicos, além de possibilitar a atuação simultânea de diversas unidades em um mesmo processo, reduzindo o tempo de realização das atividades.