
Campanha #EuLigo: Defensoria Pública integra ação de conscientização na Arena Castelão
Texto: Déborah Duarte
Fotos: José Wagner (Vice-governadoria)
Neste domingo (26), a Defensoria Pública do Estado do Ceará participou da abertura da Campanha #EuLigo 180, que busca conscientizar sobre as medidas necessárias em casos de violência contra a mulher. A ação aconteceu no jogo Fortaleza x Corinthians, válido pela série A do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, e teve continuidade na segunda-feira (26), durante o Ceará x Novorizontino, partida da série B.
A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com o Ministério das Mulheres, com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a Federação Cearense de Futebol (FCF) e dos clubes Fortaleza e Ceará, além de Corinthians e Novorizontino. A defensora pública geral, Sâmia Farias, e o subdefensor público geral, Leandro Bessa, estiveram na solenidade, que contou ainda com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; da vice-governadora do Estado e secretária das Mulheres Jade Romero, além de outras autoridades.
Na abertura da campanha, foram anunciadas novas medidas para agilizar o atendimento de mulheres que denunciam situações de violência, como a estadualização da Central de Atendimento às Mulheres. “O número 180 é para orientação, para denúncia. Hoje, a gente assinou aqui a estadualização desse número. Isso quer dizer que aquelas mulheres que precisarem de orientação, fazer uma denúncia, vão ser encaminhadas diretamente para uma central em nosso estado, e serão encaminhadas também para a nossa rede de proteção”, explicou Jade Romero.
Na oportunidade, Fortaleza e Corinthians entraram em campo com o patch do Feminicídio Zero. “Nós estamos no aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha. Maria da Penha que é daqui do Ceará, de Fortaleza. Nós estamos aqui, no espaço do futebol, porque precisamos que os homens estejam com a gente nessa luta. Nós estamos com 11 times na campanha Feminicídio Zero, estamos com a CBF, estamos com o Brasil inteiro mobilizado”, reforçou a ministra.
Na segunda-feira (26), a campanha #EuLigo180 adentrou ao campo com o Time Ceará, na partida contra o Novorizontino, na Arena Castelão. A defensora geral Sâmia Farias participou do lançamento da campanha ao lado da senadora Augusta Brito, da secretarias estadual da Mulher, Raquel Andrade e da diversidade, Mitchele Meira, além do comandante da Polícia Militar, Cel Klênio Savyo e o chefe da Polícia Civil, Márcio Gutierrez.
A Defensoria Pública é um dos órgãos do sistema de Justiça que integram o Juizado do Torcedor. A cada evento esportivo, 15 defensores públicos se revezam entre si para acompanhar os jogos, fornecendo orientações e garantindo a ampla defesa dos torcedores, inclusive em casos de violência contra a mulher. Para a defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias, as ações de educações em direitos são fundamentais. “É fundamental e urgente a adoção de esforços, principalmente, por parte do poder público, que assegurem a proteção das mulheres em todos os lugares. Não é aceitável as violações que acontecem com o público feminino. Acreditamos que somente pela conscientização e a educação podemos transformar o panorama atual e construir um ambiente mais inclusivo e democrático”, destacou.