Cariri recebe pela primeira vez dia de vacinação para defensores e colaboradores
Em meio à pandemia que vivemos, o retorno responsável das atividades presenciais da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) passa por diversas fases. Uma delas é a vacinação de defensores e colaboradores contra doenças pré-existentes na sociedade. Depois de realizar um dia de vacinação na sede de Fortaleza, em 4 de setembro, a região do Cariri recebe a campanha no próximo dia 17, quinta-feira. Esta é a primeira vez que a região é contemplada com um dia de vacinação, que ocorrerá na sede em Juazeiro do Norte (rua Jonas de Sousa Silva, 60 – Lagoa Seca).
Voltada para os membros da Defensoria e colaboradores, o momento tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte. “A vacinação no Cariri faz parte do planejamento de retorno responsável da Defensoria Pública do Estado do Ceará e conseguimos incluir , além da vacina contra o H1N1, a vacinação contra a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)”, explica o defensor Breno Wagner, coordenador das Defensorias do Interior.
Ele que é um dos integrantes da equipe que elabora o Plano de Retomada das Atividades Presenciais explica que há vários fatores para um retorno responsável, pontua, como “a análise dos índices e das informações técnicas e sanitárias de cada cidade, o diálogo com todos os membros da Defensoria para que estejamos sempre pensando as melhores estratégias de termos um retorno seguro, além claro das medidas de segurança adotadas pela Defensoria como a distribuição de kits de EPIs e higienização dos espaços. Isto permite que a gente consiga garantir o constante aperfeiçoamento do acesso aos direitos da população mais vulnerável”, contextualiza.
As vacinas
A vacina contra gripe protege o indivíduo de três subtipos de vírus: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Não precisam ser vacinadas pessoas que já receberam a vacina este ano. Quem apresentou febre nos últimos dias e quem tiver alergia grave a componentes do ovo, ao timerosal (Merthiolate) e à neomicina, não deve ser vacinado.
Já a tríplice viral protege o organismo contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela é contraindicada para gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade e com histórico de de anafilaxia após aplicação de dose da vacina. Esta vacina foi introduzida ao mercado ainda no ano de 1971.
Como agendar
O colaborador da Defensoria Pública do Cariri pode solicitar a vacinação mediante agendamento, enviando e-mail para vacinacaocariri@defensoria.ce.def.br, até 14 horas do dia 16. Na data da aplicação, é necessário portar documento com CPF e, se tiver, levar carteira de vacinação.
Serviço
Dia de vacinação
Quando: quinta-feira, 17 de setembro, de 14h às 17 horas
Onde: sede da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte (rua Jonas de Sousa Silva, 60 – Lagoa Seca)
Quem pode participar: defensores e colaboradores da DPCE


