Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias visita Ceará para acompanhar eleição da Ouvidoria
Em agenda oficial no Ceará, representantes do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas reúnem-se até a próxima sexta-feira (13/8) com movimentos sociais e entidades da sociedade civil, promovem seminário e acompanham o processo eleitoral em curso para definição do nome que ficará à frente da Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado (DPCE).
Nessa terça-feira (10/8), a comitiva foi recebida pela defensora geral em exercício, Sâmia Farias. “A Defensoria reconhece a importância da Ouvidoria porque entende que a Ouvidoria é a voz da sociedade civil dentro da instituição. Por isso, esta gestão está sempre de portas abertas às demandas que a Ouvidoria nos apresenta e foi tão fundamental durante toda a pandemia ao trazer tantas demandas de populações vulneráveis. Porque, afinal, a Defensoria existe para estas pessoas”, afirmou.

Presidente do Conselho, o ouvidor da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPSP), William Fernandes, teve fala durante Sessão nesta quarta-feira (11) no Conselho Superior (Consup) da DPCE que julgou os pedidos de impugnação de candidaturas à eleição da Ouvidoria. Além dele, estão presentes no Ceará os ouvidores da Bahia, Piauí, Mato Grosso e participam remotamente das atividades os ouvidores dos demais Estados que possuem Ouvidoria. Estamos aqui e fazemos questão de entregar uma moção de apoio às duas defensoras, que se colocaram tão brilhantemente em favor da garantia da diversidade no processo eleitoral da Ouvidoria no Ceará. Foram falas em defesa do processo democrático e de suma importância diante da conjuntura política que vivemos, afirmou William.
O presidente e os demais ouvidores em missão oficial e até sexta. O grupo reúne-se ainda com membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Frente Estadual pelo Desencarceramento, e com Escritórios de Direitos Humanos, Fórum de Justiça e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, além de participar de Seminário com o tema “Ouvidoria como Espaço de participação e controle social – conquista da movimento social.”



