Defensora geral recebe medalha comemorativa em solenidade aos 130 anos de história do Ministério Público do Ceará
A defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth das Chagas Sousa, foi homenageada, nesta quarta-feira (16), com medalha comemorativa e certificado dos 130 anos do Ministério Público do Ceará em solenidade promovida pelo órgão. A condecoração foi entregue pelo procurador geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, que também homenageou os demais chefes e representantes dos poderes e instituições que contribuem para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
“Essa homenagem significa o reconhecimento das boas relações institucionais entre Defensoria e Ministério Público para o bem do povo cearense. Quero parabenizar, em nome do meu amigo procurador geral de Justiça Manuel Pinheiro, todos que fazem parte dessa importante instituição do sistema de Justiça. O diálogo é ponte para construção de caminhos para o acesso à justiça e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, ressalta a defensora geral.

O aniversário de 130 anos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi celebrado na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e contou com a presença de autoridades do Estado como o governador do Ceará, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Evandro Leitão; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro; o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e ex-procuradores-gerais de Justiça. A solenidade ocorreu de forma híbrida e os demais convidados acompanharam de maneira remota.
O marco inaugural da comemoração realizada nesta quarta-feira, é a promulgação da 1ª Constituição Estadual, de 1891, quando são mencionadas, oficialmente, as atribuições dos promotores de Justiça, integrantes fundamentais da instituição.


