Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria debate na SSPDS ações de segurança sobre desaparecimento de pessoas em reunião de Comitê

Defensoria debate na SSPDS ações de segurança sobre desaparecimento de pessoas em reunião de Comitê

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) participou nesta terça-feira (11) de reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (Ceedp). A agenda ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza, e teve como pauta principal o debate sobre as ações da pasta para lidar com esse tipo de demanda.

Supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), a defensora Mariana Lobo representou a DPCE. Ela lida diretamente com a temática e acompanha a evolução dos casos, cuja resolubilidade dá-se em 77% das ocorrências deste ano. De acordo com a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), 410 pessoas foram localizadas com vida.

“Nós debatemos ações de segurança enquanto política pública para lidar com a situação, mas sobretudo o fortalecimento das parcerias entre os órgãos que fazem parte do Comitê. Enquanto grupo interinstitucional com tantas competências, é fundamental que todos estejamos alinhados para essas pessoas serem localizadas o mais brevemente possível, bem e que, assim, possam tocar suas vidas”, pontua Mariana Lopo.

A ideia é que as investigações especializadas sejam ampliadas para o Interior do Estado. “Todo debate é importante para aprimorar o que já temos feito, seja nas diligências e nas investigações, nos trabalhos de perícia ou nas estatísticas”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Samuel Elânio.

Além dele e de Mariana Lobo, participaram da reunião: o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutierrez; o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves; o perito geral da Pefoce, Júlio Torres; o secretário executivo de Direitos Humanos do Ceará (Sedih), Jovanil Oliveira; o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PMCE Cristiano Lins; o delegado titular da 12ª DHPP, Augusto Soares; o inspetor da 12ª DHPP, Paulo Augusto; a assessora da Supesp, economista Priscila Falconeri; auxiliar de perícia do Laboratório de Identificação de Desconhecidos (LID) da Pefoce, Humberto Quezado; perita legista do Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF) da Pefoce, Ana Claudia Sobreira; a técnica do Núcleo de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas da Sedih, Lívia Xerez; o promotor do Ministério Público do Ceará, Hugo Porto; e o assessor do Programa para Pessoas Desaparecidas e Suas Famílias do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Daniel Mamede.