
Defensoria e Comitê Internacional da Cruz Vermelha reafirmam parceria em atenção aos mais vulneráveis
Na tarde desta quarta-feira (31), a Defensoria Pública Geral recebeu em sua sede os integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para compartilhar resultados de atuações em conjunto e reafirmar a parceria entre as duas instituições. Desde 2019, as duas instituições mantêm um termo de cooperação técnico institucional com o objetivo de prevenir e reduzir as consequências humanitárias relacionadas à violência, entre outros projetos, como a atuação para as pessoas desaparecidas.
Para o chefe do escritório do CICV, em Fortaleza, Mario Guttilla, a visita reafirma “nossas intenções de continuidade já que a Defensoria é, desde o começo do escritório em Fortaleza, uma das grandes parceiras nessa área de mitigação da violência. As duas instituições passaram a atuar conjuntamente e criar protocolos no trabalho com pessoas em contextos de vulnerabilidades”, explicou.
A defensora geral, Samia Farias, enalteceu os esforços do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, reafirmando a parceria e já colocando a instituição como porta para outras atuações. “Ao longo desses anos, foi muito frutífera essa parceria que contribuiu para o atendimento de vítimas de violência da Rede Acolhe e aos familiares de pessoas desaparecidas. Agora estamos com o projeto Amar e relacionando outros conflitos que vivenciam as comunidades tradicionais no nosso litoral. Acreditamos que o CICV pode nos auxiliar no desenvolvimento de outros programas e fluxos”, destacou.
O encontro aconteceu na sede da Defensoria com a defensora geral, Samia Farias e o subdefensor geral do Ceará, Leandro Bessa. Estiveram presentes o chefe do escritório do CICV em Fortaleza, Mario Guttilla, os assessores do CICV, Cláudio Silva e Laura Aldrighetti, a assessora de Relacionamento Institucional, Lia Felismino e as defensoras Mariana Lobo e Gina Moura.