Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento percorre mais de 5 mil quilômetros e garante direitos a populações de 11 cidades em 2023

Defensoria em Movimento percorre mais de 5 mil quilômetros e garante direitos a populações de 11 cidades em 2023

Publicado em

Pensado para levar assistência jurídica gratuita e de forma itinerante a quem tem dificuldade no acesso à Justiça, a Defensoria em Movimento atendeu às populações de Fortaleza e de outras dez cidades cearenses. Ao todo, o caminhão de atendimento itinerante da Defensoria Pública (DPCE) percorreu 5.653 quilômetros somente em 2023.

O serviço descentralizado da DPCE chegou a localidades de Crato, Aquiraz, Ibiapina, Sobral, Pacatuba, Icó, Tamboril, Baturité, Itapipoca e Beberibe, além de beneficiar moradores de nove bairros da Capital (Centro, Serviluz, Henrique Jorge, Jóquei Clube, Jangurussu, Pirambu, Cidade dos Funcionários, Luciano Cavalcante e Serrinha). Foram, no total, 20 edições do projeto entre fevereiro e dezembro do ano passado.

 

De acordo com a assessora de Relacionamento Institucional da DPCE, defensora Lia Felismino, o projeto aproxima ainda mais a instituição da população e fortalece a importância da atuação defensorial para a garantia de direitos das pessoas mais vulnerabilizadas do Ceará, cujo acesso à Justiça é quase sempre mais difícil.

“A Defensoria em Movimento leva os serviços jurídicos diretamente a essas pessoas, fazendo com que elas não precisem se deslocar e agilizando atendimentos que poderiam nem acontecer se a abordagem não se desse desta maneira. Quando quebramos as barreiras do acesso à Justiça, promovemos cidadania e inclusão, e asseguramos que todos, independentemente de onde vivam, possam reivindicar seus direitos com uma assistência jurídica de qualidade”, pontua Felismino.

Em 2024, o projeto vai promover direitos em outros municípios e bairros de Fortaleza. “A expansão dos serviços como esse é fundamental. Ao levar o atendimento jurídico para as comunidades, muitas vezes atuamos para garantir direitos básicos dessas pessoas ou mesmo direitos que essas pessoas nem sabem que têm”, destaca Lia.

A Defensoria em Movimento chega em 2024 ao seu sétimo ano de operação. Desde o segundo semestre de 2022, no entanto, conta com uma estrutura própria para atender à população: um caminhão que dispõe de 11 cabines para atendimentos simultâneos, além de sala para acolhimento individualizado em casos com esse perfil.

“Sabemos da necessidade de chegar em cada vez mais comunidades, especialmente aquelas que enfrentam desafios no acesso à Justiça. E a Defensoria em Movimento representa isso. Então, é um projeto que certamente vai ser fortalecido. Porque alcançar mais pessoas significa garantir mais direitos. E é para isso que a Defensoria existe”, conclui a defensora geral Sâmia Farias.