Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Quixadá supera as 12 mil atuações em 2020

Defensoria em Quixadá supera as 12 mil atuações em 2020

Publicado em

Cearenses que vivem em Quixadá, município do Sertão Central cearense, e necessitam de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado (DPCE) devem ficar atentos às mudanças no atendimento. Em 2020, o núcleo do DPCE na cidade realizou 12.881 atuações, com destaque para ações referentes à pensão alimentícia e divórcio. 

Obedecendo ao novo decreto estadual anunciado no dia 17 de fevereiro, o órgão também tem adotado as ferramentas virtuais para viabilizar o atendimento aos cidadãos. Prioritariamente, aqueles que necessitam do órgão devem recorrer à ligação, e-mail e mensagem via Whatsapp para obter celeridade na solução da causa.

Defensor titular em Quixadá, Júlio César Matias Lobo destaca que o atendimento de 2020 aumentou quando comparado ao modelo presencial. Em 2019, a DPCE registrou 9.876 atuações. Um crescimento, portanto, de 30% de um ano para o outro.

Ele relata que o modelo virtual tornou o atendimento mais fácil para o assistido, que agora, por exemplo, não precisa mais se preocupar com documentação impressa, podendo enviar todo material em PDF por e-mail ou mesmo Whatsapp.

Além disso, o assistido, que antes tinha que chegar cedo no Fórum para agendar atendimento, hoje precisa apenas enviar uma mensagem de voz ou e-mail para o defensor encaminhar a demanda. “Nós recebemos cerca de 700 mensagens por semana. Muitas pessoas não têm carro nem moto. Sobretudo nas localidades mais distantes da sede do município, cerca de 90% das pessoas atendidas pela Defensoria moram a cinco, seis quilômetros de distância da sede. Então, o deslocamento é bem complicado”, afirma Júlio.

Titular da Vara Única Criminal de Quixadá, a defensora Valéria Araújo Neves descreve a realidade dos desafios enfrentados no trabalho do judiciário de forma remota. “A digitalização dos processos, sem dúvida, proporcionou que o serviço jurídico continuasse sendo prestado de forma ininterrupta, mesmo com a pandemia da Covid-19. Além disso, os procedimentos, em sua maioria, são mais céleres através do processo digital. Entretanto, vários desafios surgiram justamente porque todo o sistema ficou dependente da rede mundial de computadores. Assim, muitas vezes há falhas de conexão ou falhas de sistemas”, destaca.

Sobre os canais de atendimento à população, quixadaense, Valéria Araújo detalha. “Tendo em vista a pandemia da Covid-19,  atualmente a população só tem acesso através de meios virtuais, seja por meio de conversas ou chamadas de vídeo através do aplicativo Whatsapp por meio do telefone (88) 9976-8803 ou do e-mail  defensoria.quixada@gmail.com. Ressalta-se que, o Poder Judiciário local possui o telefone de atendimento da Defensoria Pública e muitas vezes fornece o número quando os assistidos necessitam. Os canais também são divulgados no site da Defensoria Pública e através das redes sociais dos Defensores e colaboradores”, pontua.

 

SERVIÇO

DEFENSORIA EM QUIXADÁ

E-mail: defensoria.quixada@gmail.com

Telefone: (88) 9.9976.8803 (ligações e Whatsapp)