
Defensoria Geral implementa Gabinete de Segurança Institucional
Texto e foto: DEBORAH DUARTE
A defensora geral do Estado do Ceará, Sâmia Farias, implementou o Gabinete de Segurança Institucional da Defensoria Pública do Estado do Ceará, nomeando como chefe o coronel Clauber Wagner Vieira de Paula. Criado nas novas estruturas administrativas da Defensoria Geral, advindas da Lei 327/2024, de junho deste ano, o setor tem por missão criar os fluxos operativos e mecanismos relacionados à segurança da instituição, dos assistidos e de seus membros.
Objetiva-se com o GabSeg, através de ações preventivas, estabelecer procedimentos e protocolos de segurança, por meio de fluxos operativos e mecanismos relacionados à segurança da instituição, dos assistidos e de seus membros.
Nomeado na última semana, Cel De Paula é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (1994) e especialização em curso de Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás (2006). Ele é um profissional de Segurança Pública com mais de 30 anos de experiência em inteligência e segurança institucional.
“Precisamos de um olhar diferenciado na perspectiva da segurança pública, porque temos que oferecer um acolhimento e um acesso seguro das pessoas nas nossas sedes, com soluções que efetivem a proteção de todos que aqui trabalham, defensores, servidores, estagiários e colaboradores, bem como a todos que precisem dos serviços da Defensoria Pública. Nosso público é muito abrangente e as soluções precisam ser também, para isso precisamos trazer alguém com experiência e com disposição para modificar nosso cotidiano”, destacou Sâmia Farias, defensora geral, durante essa terça-feira, quando fez a apresentação do Cel De Paula aos membros da gestão da Defensoria Geral.
Dentre as primeiras ações do GabSeg foi o policiamento em torno do prédio onde funciona a sede administrativa, em Fortaleza, no horário de saída dos colaboradores da instituição.
A ideia é que ele conheça a instituição, suas necessidades para implementar essas modificações. “É de competência nossa poder atuar e garantir esse atendimento, garantir essa convivência sadia entre todas as pessoas que estejam no dia a dia da Defensoria Pública do Estado do Ceará. É muito importante que a atual gestão tenha trazido à tona essa profissionalização de um setor tão importante, que é o de segurança, que mexe com a vida das pessoas como um todo. Então, não tem como prestar um bom serviço, não tem como ser bem atendido, se não tiver como prioridade a garantia da segurança dessas pessoas, sempre com respeito e cuidado aos direitos e garantias fundamentais de cada uma delas”, destacou o Coronel.
Ele reiterou ainda a prioridade de se fazer uma segurança com respeito aos direitos das pessoas, respeitando as regras vigentes e fazendo com que todos se sintam bem ao chegar aos prédios da instituição. “É fundamental que nós tenhamos as ações de segurança voltadas de uma forma prática, voltada para a capacitação, qualificação dos profissionais que trabalham aqui , bem como criar uma cultura de segurança na Defensoria Pública Geral. É algo que nós objetivamos para que todos possamos trabalhar juntos para a concretização de um dia a dia mais seguro”, complementou.
O Gabinete de Segurança prevê a capacitação dos membros, em parceria com a Escola Superior, para que o serviço possa ser apresentado e novas medidas possam ser implementadas tanto na capital, como no interior.