
Defensoria integra Grupo de Trabalho contra LGBTfobia nos estádios
Texto: Bianca Felippsen
Foto: Divulgação
A Defensoria será um dos órgãos que integram o novo Grupo de Trabalho (GT) contra LGBTfobia nos estádios. O projeto foi lançado na última terça-feira (07), em uma solenidade na Arena Castelão, em Fortaleza. A defensoria Lia Felismino, assessora de relacionamento institucional, representou a Defensoria Geral em solenidade que contou com a presença da secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, Symmy Larrat, e da secretária estadual da diversidade, Mitchele Meira e do secretário de Esportes, Rogério Pinheiro. Para marcar o lançamento, a Arena Castelão foi iluminada com as cores do arco-íris.
O grupo foi instituído por meio do Decreto nº 35.937, de 12 de abril de 2024, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Diversidade (Sediv), Secretaria do Esporte (Sesporte) e tem 22 órgãos. O GT pretende identificar situações de LGBTfobia nos estádios, elaborar um plano de ação e promover campanhas de conscientização com as torcidas organizadas e times.
A Defensoria já faz atuação regular nos estádios, a cada jogo, com defensores de plantão para atender as pessoas que são levadas ao Juizado que é instalado nos estádios, sobretudo o Castelão, que recebe as maiores demandas de público.
“Temos que ocupar os espaços para falar sobre enfrentamento a violações de direitos, como a LGBTfobia, infelizmente, ainda tão presentes nos estádios. A Defensoria se faz presente como instituição garantidora de direitos e tendo forte atuação em rede com a população LGBT”, declara Lia Felismino, assessora de relacionamento institucional.