Defensoria participa da celebração de um ano da Casa da Mulher Cearense Maria José Santos Ferreira Gomes, em Sobral
A Defensoria Pública do Estado do Ceará prestigiou, nesta quinta-feira (29/6), o aniversário de um ano de atividade da Casa da Mulher Cearense Maria José Santos Ferreira Gomes, em Sobral. A celebração contou ainda com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; e de outras autoridades. A coordenadora das Defensorias do Interior, Sheila Florêncio, esteve no evento representando a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, e dividiu com os participantes a alegria de ver um equipamento essencial às mulheres se fortalecendo.
“A Defensoria veio para Sobral hoje para celebrar um ano dessa louvável política pública que mostra que a união entre poderes e instituições faz a força. Não à toa, somos muitas mulheres aqui hoje. Esse tema é urgente para nós, para a sociedade cearense e a Casa da Mulher mostra que a soma de forças é o caminho”, destacou.
Durante o encontro também houve a inauguração da sala de atendimento da Defensoria Pública que funciona no equipamento. Gerido pela Secretaria das Mulheres, a casa reúne também a Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça e Ministério Público, a fim de assegurar à mulher vítima de violência todo o suporte necessário em um só local, evitando o deslocamento, prezando um acolhimento humanizado e efetivo. Além de Sobral, o Ceará, atualmente, tem Casas implantadas em Juazeiro do Norte e Quixadá, e uma sendo construída em Iguatu.
Christiane Coelho, vice-prefeita de Sobral, agradeceu e reforçou a essencialidade da instituição na luta contra a violência contra mulher. “Estive recentemente em Ibiapina para a inauguração de um equipamento lá para trabalhar no combate à violência contra a mulher e a dra. Elizabeth estava lá e disse que cada município que colocar um serviço como esse, colocaria a Defensoria Pública dentro porque isso é uma causa de vida. O trabalho de vocês faz toda a diferença aqui dentro. O defensor Edilson que é tão parceiro nosso, a defensora Sheila, que é muito presente. Então deixo o meu muito obrigada! ”, compartilhou.
Na unidade, as mulheres vítimas de violência recebem ainda atendimento psicossocial e são orientadas por profissionais em um setor que atua na autonomia econômica, a fim de tornar a vítima independente financeiramente do agressor, que em grande parte dos casos é o próprio companheiro de relacionamento.
A vice-governadora, Jade Romero, enfatizou sobre como a soma de esforços entre os diversos segmentos é indispensável para o enfrentamento. “Essa articulação entre os poderes é fundamental, sempre importante falar porque impulsiona desde o atendimento psicológico, passando pela Defensoria Pública, pela Delegacia da Mulher, o Copac, Tribunal de Justiça, Ministério Público. E é essa articulação, essa ambiência política de todo mundo caminhar para proteger as mulheres, que faz com que essa casa tão bem funcione. O nosso papel é poder ainda promover oportunidades e descortinar o mercado de trabalho para essas mulheres. A autonomia econômica é fundamental para que possamos enfrentar a violência”, disse Jade Romero, citando ainda a atuação do Comitê Estadual Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Combate ao Feminicídio.
Serviço:
Casa da Mulher Cearense Maria José Santos Ferreira Gomes
Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, s/n, Cidade Geraldo Cristino, Sobral-Ce


