Defensoria participa de 19a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus
Nesta quinta-feira (23), a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, participou da 19a reunião semanal do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, criado em março pelo governador Camilo Santana para avaliar, acompanhado de outras 25 instituições, o quadro do novo vírus no Estado e traçar ações de combate. Na ocasião, foram discutidos os índices da capital e do interior com a análise permanente e avaliação dos números para a tomada de decisão.
Desde o mês de março, a Defensoria Pública integra comissões, grupo de trabalhos e comitês criados com o objetivo de acompanhar a situação das medidas relacionadas à emergência de saúde pública, garantindo também os direitos da população mais vulnerável do Estado. Dessa forma, a instituição vem promovendo estratégias para prevenir a propagação do novo coronavírus. Dentre elas estão a implementação do teletrabalho em todos os órgãos de atuação e o investimento em novas tecnologias para facilitar o acesso dos assistidos à Defensoria Pública.
“A Defensoria integra o grupo de trabalho de retorno das atividades privadas e vem procurando pontuar e contribuir no sentido de salvar vidas, pensar na população vulnerável e evitar uma segunda onda. No comitê, levamos para discussão a situação de mulheres vítimas de violência e o aumento de violências durante a pandemia, a necessidade de assistência às famílias expulsas de suas casas, discutimos o cuidado com o retorno das escolas. Encaminhamos demandas da sociedade civil e atuamos como elo do envio de questões sociais para discussão. Passamos a atuar em várias frentes porque os assistidos vulneráveis continuam sendo nossa total prioridade”, destacou a defensora pública geral, Elizabeth Chagas.
“Com a união de todos os setores temos encontrado as soluções para superar este momento de crise”, comentou o governador Camilo Santana.
As entidades e órgãos que tem assento no comitê de enfrentamento são Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil, Justiça Federal, Prefeitura de Fortaleza, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as secretarias estaduais da Saúde, da Segurança, da Proteção Social, da Educação, da Administração Penitenciária e a Casa Civil.


