
Defensoria participa de reunião com Tribunal de Justiça para tratar sobre melhorias no PJe
Nesta sexta-feira (20), a Defensoria Pública se reuniu com a Direção Negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), com o objetivo de discutir tratativas sobre o aperfeiçoamento das funcionalidades do sistema para adequação do fluxo de intimação de defensores(as) distintos(as) em um mesmo processo. O encontro foi promovido em resposta a um pedido formalizado pela direção da Central das Defensorias da Capital (CDC), por meio de ofício protocolado em julho deste ano. Os defensores públicos Manfredo Rommel, diretor da Central da CDC, e Bruno Fiori Palhano, assessor de Desenvolvimento Institucional participaram do momento. O tema central da reunião tratou da criação de uma ferramenta de intimação dos defensores das Curadorias Especiais e substituição automática.
A iniciativa se deu em virtude da expansão do PJe, adotado de forma progressiva pelos tribunais. A Central das Defensorias da Capital (CDC) tem acompanhado a implantação e as funcionalidades da ferramenta, a fim de solicitar as adequações necessárias para garantir que defensores e defensoras públicas possam utilizá-la de maneira eficiente e segura em suas rotinas de trabalho.
Manfredo Rommel, diretor da CDC, reforça que o objetivo é avançar e assegurar soluções para facilitar o trabalho da Defensoria. “Toda mudança de sistema exige adaptação e um período para conhecer as funcionalidades do novo sistema. Sabemos o quanto organizar o direcionamento das intimações é fundamental. Portanto, a nossa intenção é trabalhar em conjunto com o TJCE para assegurar que o sistema esteja adequado às necessidades específicas da Defensoria Pública, otimizando tanto o uso quanto o funcionamento para melhor atendimento à população”, destacou.
Após apresentação, a Defensoria Pública aprovou as estratégias de aperfeiçoamento apresentadas pela equipe do Pje. “Agora aguardamos a implantação com os ajustes sugeridos e o treinamento com os servidores das Varas. As discussões continuam em andamento e novos encontros estão previstos para acompanhar a evolução das demandas e verificar a implementação das melhorias sugeridas”, explicou.
O espaço do diálogo entre Defensoria e TJCE ficou aberto para novas sugestões dos defensores públicos e tratativas entre os órgãos.