Defensoria participa de reunião na qual governador Camilo anuncia a fase de endemia, e não mais pandemia no Ceará
A defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, apresentou nesta quinta-feira (5/8) ao governador Camilo Santana o incentivo à vacinação contra Covid-19 e as ações de educação em direitos desenvolvidas pela Defensoria Pública do Ceará em combate ao novo coronavírus. A DPCE integra o Pacto Contra o Coronavírus e os Comitês Estaduais de Enfrentamento à Pandemia.
“Nosso entendimento é de que só vamos vencer a Covid se atuarmos em conjunto. A Defensoria tem feito diversas ações para conscientizar tanto o público interno, com medidas sanitárias e sendo a primeira instituição do sistema de justiça a retomar atendimentos presenciais agendados. Além disso, com a consciência da vulnerabilidade de seu público-alvo, tem incentivado em campanhas e mutirões, o cadastramento e a tomada das doses indicadas da vacina contra a Covid-19. A conscientização da população é um caminho e precisamos somar forças”, afirma Elizabeth Chagas. O governador agradeceu o empenho da instituição e dos defensores cearenses no combate ao vírus.
A reunião foi marcada também pelo anúncio de que o Ceará deixou o estado pandêmico e entrou em estado endêmico no tocante ao coronavírus. Isso significa que o número de casos confirmados da doença não tem sofrido um aumento significativo nas últimas semanas. Ou seja: a positividade dos testes está baixa. A boa notícia foi comemorada pelos presentes.
Segundo as autoridades presentes apontam que isso é reflexo direto da manutenção das medidas de prevenção (obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social, restrições de funcionamento em alguns setores e higienização das mãos com álcool em gel), mas também do avanço da campanha de vacinação – que, segundo o Governo do Estado, precisa acelerar ainda mais, mas depende da celeridade da distribuição do imunobiológico pelo Ministério da Saúde, que vem atrasando os envios de novas doses.
Além disso, o governador assinou nesta manhã convênio entre o Estado e a Fiocruz para o desenvolvimento de uma vacina cearense contra a Covid-19. Os estudos estão em andamento na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mais um avanço ao combate da endemia.


