Defensoria participa de webinário em alusão ao Junho Violeta, de combate à violência contra idosos
Acontece nos dias 15 e 17 de junho, o webinário “Com ou sem pandemia, a pessoa idosa precisa ser protegida”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. O evento será realizado pelo Conselho Estadual do Direito do Idoso (Cedi-CE) e tem a parceria da Defensoria e outras instituições, pela plataforma Zoom. Vale lembrar que o evento é limitado a 100 participantes por dia, havendo a necessidade da inscrição pelo link: https://bit.ly/3vWW7ja. O CEDI também estará realizando a transmissão simultânea pelo seu canal no Youtube.
Segundo o supervisor do Núcleo de Defesa do Idoso, o defensor público Daniel Leão, esses eventos são necessários para conscientização da população para divulgar os direitos dos idosos, além de sensibilizar a sociedade, inclusive neste período de pandemia. “É uma forma de alertar, chamar a atenção de todos por meio de ações de educação em direitos, divulgando também os canais existentes para denunciar, e realizar o atendimento individualizado dos casos em busca da garantia de direitos”, reforça.
O evento começará às 14h com o lançamento do vídeo de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Em seguida, uma dinâmica de acolhimento com Fernando Piancó. A mesa de abertura “De pandemia a sindemia – várias crises convergentes, uma agravando a outra” contará com o presidente do Centro Internacional de Longevidade (ILC – Brazil), Alexandre Kalache. Logo em seguida, às 15h10, iniciará a mesa de debates com Bárbara Cristina, advogada membro da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará – CDPI/OAB e Adriana Lacerda, assistente social, membro do Comitê Gestor do Fórum Cearense de Políticas para idoso. Além do promotor de Justiça, Alexandre Alcântara, da assistente social, Lenara Antão e da delegada de Polícia, Janaína Saraiva.
Já no segundo e último dia, 17 de junho, Luíza Laurinda de Sousa e Miguel Cortez, idosos do Grupo Paz e Amor do Serviço de Convivência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Campo Sales, dão início às atividades com declamação de cordel. Após, Maria Cecília Minayo, editora-chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e coordenadora do grupo de pesquisa “Violência e Saúde”, apresenta o tema “Idosos dependentes (os que perderam sua autonomia e seus cuidadores)”.
A programação segue com duas mesas de debates: “Apresentação dos dados de denúncias e ações de prevenção” e “Procedimentos de averiguação, encaminhamentos e estratégias de enfrentamento à violação dos direitos da pessoa idosa”. O defensor público do Núcleo do Idoso da Defensoria, Bruno Fiori estará presente como debatedor na última mesa e destaca a participação da Defensoria no evento. “A Defensoria Pública do Estado do Ceará se faz presente para debater com as demais instituições sobre formas/medidas que possam coibir/diminuir esse problema social que infelizmente assola a população idosa”, contextualiza.
Por fim, o encerramento será marcado com a exibição de um vídeo de conscientização da violência contra a pessoa idosa.
Serviço
Webinário “Com ou sem pandemia, a pessoa idosa precisa ser protegida” – 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Data: 15 e 17/06
Horário: 14 horas
Transmissão: plataforma Zoom – link bit.ly/3c3ImHm


