Defensoria promove workshop sobre pesquisa empírica no Direito; inscreva-se
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) inicia na próxima sexta-feira (16/7) mais um ciclo de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa (Nuesp) Escola Superior. As inscrições para o workshop “Primeiros passos: os fundamentos da pesquisa empírica” estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br.
Serão, ao todo, três módulos. Os dois seguintes acontecerão nos dias 21 e 28 e julho. Todos os três no período da tarde. O primeiro módulo vai discutir o tema “Problema de pesquisa e elaboração de roteiro”. O debate do dia 21 será sobre “Estrutura da pesquisa e exemplos práticos”. Já o último encontro trará reflexões a respeito das “Diferenças e complexidades da pesquisa empírica e acadêmica.”
O ciclo tem como público-alvo quem trabalha com processos judiciais ou atividades extrajudiciais. Defensores, defensoras, promotores, promotoras, juízes, juízas e estudantes de Direito terão a oportunidade de pensar a atuação junto aos assistidos como potencial fonte de pesquisa na área jurídica.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa (Nuesp) Escola Superior da Defensoria (ESDP), jornalista e cientista política Grazielle Albuquerque, o objetivo do workshop é esclarecer o dia a dia da pesquisa e os elementos fundamentais para quem quer trabalhar com pesquisa na prática, voltada para os dados empíricos do fazer diário daqueles que trabalham com atividades judiciais extra correlatas, com mediação de conflitos, projetos de justiça restaurativa ou de outras soluções administrativas.
“Essa é uma oportunidade para quem quiser fazer pesquisa na prática e entender um pouco mais sobre metodologia, banco de dados e fluxo da informação. Para os defensores, é a chance de perceber os instrumentos de pesquisa como forma de extrair o uso de dados do seu dia a dia de trabalho”, destaca Grazielle.
O Nuesp visa promover a cultura de dados sobre a atuação defensorial e, principalmente, traçar parâmetros para auxiliar políticas públicas de inclusão social e na diminuição das desigualdades.
Confira a programação completa do workshop:
Módulo 1: Problema de pesquisa e elaboração de roteiro
Grazielle Albuquerque – jornalista e cientista política, coordenadora do Nuesp
Dia 16 de julho, das 14 às 16h
Módulo 2: Estrutura da pesquisa e exemplos práticos
Grazielle Albuquerque – jornalista e cientista política, coordenadora do Nuesp
Júnior Rios – jornalista e assistente de pesquisa do Nuesp.
Thaís Veras – advogada e colaboradora de pesquisa do Nuesp.
Dia 21 de julho, das 14 às 16h
Módulo 3: Diferenças e complexidades da pesquisa empírica e acadêmica
Grazielle Albuquerque – jornalista e cientista política, coordenadora do Nuesp
Henrique Botelho Frota – advogado, diretor executivo do Instituto Pólis e assessor da Plataforma Global pelo Direito à Cidade.
Eulália Camurça – jornalista (TVM) e professora universitária (UNI7)
Dia 28 de julho, das 15 às 17h


