Defensoria Pública abre seleção para estagiários(as) bolsistas na área de Comunicação Social – Jornalismo
A Assessoria de Estágio da Defensoria Pública do Estado abre inscrições para a seleção de estudantes na área de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, por meio do programa de estágio remunerado da instituição, conforme os termos do Edital 041/2024. A seleção visa a formação de cadastro reserva, para atuação na Secretaria de Comunicação da DPCE, em Fortaleza. O valor da bolsa é de R$ 969,08 (novecentos e sessenta e nove reais e oito centavos), acrescida de auxílio-transporte.
Os(as) estudantes interessados(as) deverão realizar suas inscrições presencialmente junto à Assessoria de Estágio da Defensoria Pública, até o dia 16 de agosto, 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No momento é necessário apresentar a documentação pessoal – RG, CPF e comprovante de residência, bem como duas fotos 3×4, antecedentes criminais (Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça do Ceará e Justiça Federal), histórico acadêmico atualizado, declaração atualizada, formulário de inscrição, currículo lattes ou profissional.
A seleção estimula ainda o compromisso social mediante a doação de uma embalagem de leite em pó, que será doado a uma instituição filantrópica, ao final do período de inscrição. A Assessoria fica localizada na Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante.
São requisitos para a inclusão no programa de estágio, alunos(as) regularmente matriculados e com frequência efetiva no curso de educação superior, comprovação de já ter cursado, no mínimo, 50% da carga horária/créditos da grade do curso e ter disponibilidade de horário para o exercício do estágio compatível com a necessidade.
Seleção – A seleção será realizada em três etapas: avaliação curricular, prova escrita e entrevista.
A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada mediante análise curricular. Os(as) candidatos(as) que obtiverem a pontuação total de, no mínimo, 50% dos pontos, equivalente a 10,00 pontos, prosseguirão para etapa seguinte, no caso, a prova escrita.
De natureza discursiva, a prova consistirá em duas etapas: uma questão discursiva focada e a produção de uma redação sobre a Defensoria Pública, cujo tema desenvolvido será anunciado no dia da realização do concurso. O candidato terá 90 minutos para redigir a redação. Estarão aptos aqueles que obtiverem a pontuação mínima de 5 (cinco) pontos, de acordo com termos do edital.
Por fim, os(as) classificados(as) seguirão para a terceira etapa, que será uma entrevista acerca de assuntos relacionados à experiência profissional anterior, conhecimento em assessoria de imprensa, mídias sociais, uso de tecnologias, interesse por texto impresso e matérias de serviço, afinidade com a área comunicação e justiça e sobre o trabalho da Defensoria Pública.
Todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital 041/2024. Acompanhe AQUI.