Defensoria faz parceria com Uni7 para tratar das questões de moradia
A Defensoria Pública do Estado assinou, nesta sexta-feira (13), um Acordo de Cooperação Técnica e Institucional com o Centro Universitário 7 de Setembro, o qual possibilitará o planejamento de ações conjuntas voltadas à garantia do direito de moradia em comunidades vulneráveis de Fortaleza.
O documento foi assinado pela defensora pública geral em exercício, Sâmia Costa Farias, e pelo reitor do Centro Universitário, Ednilton Gomes de Soares. Com o convênio, além de proporcionar experiências concretas aos alunos dos cursos de Arquitetura e Direito, a população terá mais um apoio para efetivação de seus direitos no tocante às demandas de moradia.
“O direito à moradia é um tema muito caro para nós, pois é de fato uma necessidade premente de todos os cidadãos. O Termo de Cooperação possibilita a ampliação ao pleito por este direito, dando oportunidade de novos projetos serem desenvolvidos, juntamente com a possibilidade de atuarmos junto com os alunos e colaborarmos para que estes tenham uma vivência prática e humanizada com a população vulnerável da nossa cidade na luta por moradia e dignidade”, destacou Sâmia Farias.
Todas as atividades serão definidas por um plano de trabalho e contará ainda com uma comissão de acompanhamento, bem como avaliação dos resultados e relatórios.
Para o supervisor do Núcleo de Habitação e Moradia (NUHAM) da Defensoria Pública, José Lino Fonteles, o termo firmado viabiliza o fortalecimento da aprendizagem na defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, cativando estudos e projetos voltados para o tema. “O direito à moradia é base para todos os outros direitos e deve ser olhado com sensibilidade e comprometimento. A oportunidade de atuar junto com os estudantes de Arquitetura e Direito renova os ânimos e nos traz expectativas de bons frutos para nossa sociedade”, ressaltou o supervisor.
O Nuham oferece atendimento presencial por agendamento duas vezes por semana: às segundas e às quartas-feiras. No entanto, para evitar aglomerações, o atendimento é feito, preferencialmente, de maneira remota. O contato do núcleo é (85) 98983.1938 (ligação e WhatsApp) ou pelo e-mail: nuham@defensoria.ce.def.br.


