Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria faz parceria com Uni7 para tratar das questões de moradia

Defensoria faz parceria com Uni7 para tratar das questões de moradia

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado assinou, nesta sexta-feira (13), um Acordo de Cooperação Técnica e Institucional com o Centro Universitário 7 de Setembro, o qual possibilitará o planejamento de ações conjuntas voltadas à garantia do direito de moradia em comunidades vulneráveis de Fortaleza.

O documento foi assinado pela defensora pública geral em exercício, Sâmia Costa Farias, e pelo reitor do Centro Universitário, Ednilton Gomes de Soares. Com o convênio, além de proporcionar experiências concretas aos alunos dos cursos de Arquitetura e Direito, a população terá mais um apoio para efetivação de seus direitos no tocante às demandas de moradia.

“O direito à moradia é um tema muito caro para nós, pois é de fato uma necessidade premente de todos os cidadãos. O Termo de Cooperação possibilita a ampliação ao pleito por este direito, dando oportunidade de novos projetos serem desenvolvidos, juntamente com a possibilidade de atuarmos junto com os alunos e colaborarmos para que estes tenham uma vivência prática e humanizada com a população vulnerável da nossa cidade na luta por moradia e dignidade”, destacou Sâmia Farias.

Todas as atividades serão definidas por um plano de trabalho e contará ainda com uma comissão de acompanhamento, bem como avaliação dos resultados e relatórios.

Para o supervisor do Núcleo de Habitação e Moradia (NUHAM) da Defensoria Pública,  José Lino Fonteles, o termo firmado viabiliza o fortalecimento da aprendizagem na defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, cativando estudos e projetos voltados para o tema. “O direito à moradia é base para todos os outros direitos e deve ser olhado com sensibilidade e comprometimento. A oportunidade de atuar junto com os estudantes de Arquitetura e Direito renova os ânimos e nos traz expectativas de bons frutos para nossa sociedade”, ressaltou o supervisor.

O Nuham oferece atendimento presencial por agendamento duas vezes por semana: às segundas e às quartas-feiras. No entanto, para evitar aglomerações, o atendimento é feito, preferencialmente, de maneira remota. O contato do núcleo é (85) 98983.1938 (ligação e WhatsApp) ou pelo e-mail: nuham@defensoria.ce.def.br.