
Defensoria Pública atuará em regime de plantão na Tenda Lilás no Fortal 2024
Texto: Fernanda Aparecida, estagiária em Jornalismo sob supervisão
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) atuará em regime de plantão durante as quatro noites do Fortal 2024, por meio de uma parceria com a Secretaria das Mulheres, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. Durante os dias 18 a 21 de julho, defensoras públicas estarão na Tenda Lilás, espaço do Governo do Estado que oferta serviços para atender mulheres que queiram denunciar situações de violência ou de importunação sexual.
O equipamento estará disponível das 19h às 4h, oferecendo acolhimento, atendimento psicossocial e suporte da Polícia Civil e da Polícia Militar, além da distribuição de materiais informativos com orientações e apoio psicológico. A Tenda Lilás será instalada na Cidade Fortal, na Av. Arterial, 536-980 – Manuel Dias Branco, Fortaleza – CE.
Essa é a terceira atuação da Defensoria Pública na Tenda Lilás. A instituição participou da edição do Fortal do ano passado e do São João de Maracanaú. Em todas as edições, os plantões contam com a presença de duas defensoras públicas em cada dia do evento.
“No ano passado tivemos a nossa primeira experiência com a Tenda Lilás exatamente no Fortal e nesse ano atuamos no São João de Maracanaú. Nosso entendimento foi de que a presença dos órgãos de defesa da mulher dentro desses eventos tem efeito de inibir condutas como importunação sexual. A Defensoria não ficará distante de um equipamento como esse, atuando na garantia de direitos das mulheres em todos os lugares. Trata-se, além de tudo, de uma importante ação de educação em direitos, porque as mulheres passam a ter mais informações sobre as condutas invasivas, que são crimes, e as pessoas que pensam em cometer saibam que há punição”, pontuou Sâmia Farias, defensora geral.
Sobre a Tenda Lilás
Em 2023, a Tenda Lilás esteve presente no Fortal com o lançamento da campanha “Depois do não, tudo é importunação”. Já em 2024, o equipamento está marcando presença nos maiores eventos do estado, como o Carnaval de Aracati e de São Benedito, nos Festejos de Santo Antônio, em Barbalha, e agora está na ExpoCrato. A campanha tem como objetivo prevenir e combater os crimes de importunação sexual e violência contra as mulheres em grandes eventos. Com a temática “Importunação sexual é crime e não tem lugar na folia”, a ação visa fortalecer a rede de apoio para as mulheres e conscientizar a todos sobre o crime e suas penalidades.
Serviço:
Tenda Lilás no Fortal 2024
Dias: 18 a 21 de julho (quinta a domingo)
Horário: 19h às 4h Local: Cidade Fortal
Av. Arterial, 536-980 – Manuel Dias Branco.