Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública em Eusébio tem crescimento de mais 100% no atendimento das demandas

Defensoria Pública em Eusébio tem crescimento de mais 100% no atendimento das demandas

Publicado em

Mesmo diante do cenário de pandemia e isolamento social, a Defensoria Pública do Estado tem registrado crescimento considerável no recebimento de demandas. A sede da instituição no município de Eusébio foi uma das que alcançou, nos últimos 10 meses, um aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado, marcando o total de 6.090 procedimentos e tendo entre as ações mais recorrentes as que envolvem direito de família e criminal.

“Acompanhar o crescimento dos números de atendimento gera grande satisfação, por testificar que estamos conseguindo alcançar de forma exitosa nossos assistidos e assistidas”. A comemoração é do defensor público José Valter de Araújo, titular na comarca, que relembra que, logo no início do período de isolamento, foi preciso um grande empenho da instituição para o fortalecimento dos canais de atendimento remoto, a fim de orientar a população sobre como solicitar o seu atendimento. “Foi um desafio adequar a rotina, criar um novo fluxo. Com o isolamento surgiram novas demandas, o tempo em casa também acabou favorecendo para que as pessoas fossem atrás de resolver pendências, portanto, acabamos tendo um grande número de atendimentos ao longo desses meses”, pontuou. Ele divide as função na comarca com a defensora Paloma Machado Moreira.

Segundo os defensores, toda a rotina de atendimentos foi mantida por meio do WhatsApp, telefone e e-mail, com peticionamento das ações iniciais, intermediárias e homologação de acordos, além do acompanhamento das citações e intimações. Com o recente retorno do Fórum de Eusébio o atendimento presencial será retomado por meio de agendamento. “Estamos voltando aos poucos aos atendimentos presenciais para os casos mais urgentes, como os de saúde, réu preso e violência doméstica”, ressalta José Valter.

Dalila Paiva da Costa, 25 anos, autônoma, recorreu à Defensoria durante o período da pandemia e teve o seu caso todo resolvido remotamente. Ela já tinha tentando resolver amigavelmente a pensão de sua filha de 1 ano e 3 meses, no entanto, por conta dos atrasos precisou formalizar o pedido na Justiça. “O acordo de boca não estava funcionando mais, por isso busquei o auxílio da Defensoria Pública. Compartilhei minha situação e recebi a orientação de tudo o que era necessário para entrar com um processo sobre a pensão alimentícia da minha filha. Meu atendimento foi  todo remoto – tanto as orientações quanto o envio dos documentos para dar entrada na ação – e está tudo bem encaminhado! O defensor me ligou avisando sobre a minha audiência, que será próxima semana, e estou muito confiante. Foi muito importante poder contar com os serviços da Defensoria mesmo durante a pandemia e comprovar a eficiência do atendimento remoto”, contextualiza a assistida.

O defensor público, Diego David Reges de Sousa, também está atuando extraordinariamente na sede e reforça sobre o compromisso em assegurar o acesso à justiça à população. “Os últimos meses tem exigido adequações na realização das nossos serviços – tanto na forma de chegar até nossos assistidos para que compreendessem que em nenhum momento a instituição parou – quanto na atividade-fim. Diante de todo esse contexto, sem dúvida, é ainda mais motivador ver a produtividade, os números crescentes, pois é uma demonstração de que a população tem tido suas demandas acolhidas”, destaca.

 

SERVIÇO:

Defensoria Pública em Eusébio – Fórum Des. Hermes Parahyba

  • E-MAIL: valter.araujo@defensoria.ce.def.br
  • Telefone: (85) 99731-1854 (Whatsapp) / 3433-6353