Defensoria Pública instala divisórias de acrílico para retorno com atendimentos presenciais agendados
Como já dito por Euclides da Cunha, “viver é adaptar-se.” Assim, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) vem se adaptando a tantas mudanças provocadas pela Covid-19. Muitos foram os impactos, em especial, na necessidade de adesão às tecnologias e adaptações de proteção da saúde de defensores públicos, colaboradores, estagiários e assistidos. Além de álcool em gel espalhados pela instituição, distanciamento recomendado e agendamentos prévios realizados pelo WhatsApp, os atendimentos presenciais retornaram na última segunda-feira (19/07) com a adaptação de telas de acrílico nos locais de triagem de pessoas para atendimento.
A proteção vem sendo instalada, ao longo desta semana, nos guichês de atendimento das sedes de Fortaleza e deve ser expandido ao interior, com intuito de funcionar como uma barreira para diminuir o risco de contaminação e contato direto entre colaboradores e assistidos. Sem qualquer prejuízo ao atendimento, oferece mais segurança e confiança no retorno presencial, além de ser um material de fácil limpeza e manutenção.
A secretária executiva, Flávia Maria de Andrade, defendeu a importância da retomada dos atendimentos no formato presencial por agendamento e ressalta a importância do acrilico para um retorno seguro. “Embora as inspeções feitas pelas autoridades sanitárias não obriguem, entendemos que os acrílicos trazem mais conforto e segurança ao nosso público interno e externo. Desta forma, estamos realizando a colocação nos núcleos para dar maior proteção aos defensores, estagiários e colaboradores que realizam atendimento diretamente com o público”, explica a secretária executiva.
Os atendimentos na modalidade presencial retornam de forma gradativa, feitos somente por agendamento, com exceção de casos de urgência ou de pessoas que não possuem acesso à internet. Vale ressaltar que todas as pessoas que acessarem as sedes da Defensoria terão suas temperaturas aferidas, precisam estar de máscaras e cumprir o distanciamento social. Lembrando que continuamos preferencialmente atendendo por nossos canais remotos, como WhatsApp, ligações, e-mail e site.
Uma das primeiras contempladas com o retorno dos atendimentos no formato presencial nesta semana foi Danielle Gomes Nogueira, que buscou assistência jurídica para a pensão alimentícia de seus filhos, após agendamento. “Até o momento estou me sentindo muito bem atendida e segura, desde o início da pandemia eu tento resolver esse problema com meu ex-marido, porque já faz uns 8 meses que ele não paga pensão. E agora, com o retorno do atendimento presencial, está facilitando tudo”, afirmou.
SERVIÇO
No site da Defensoria – www.defensoria.ce.def.br – há um banner vermelho com os contatos de telefones e e-mails dos núcleos especializados da instituição e das cidades que possuem defensores públicos. A população pode ainda ser atendida pelo WhatsApp Business no número (85) 98982-5576 ou ligar no Alô Defensoria, número 129.


