Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Dona Dedé completa um ano com 92% de satisfação no primeiro atendimento

Dona Dedé completa um ano com 92% de satisfação no primeiro atendimento

Publicado em

A senhorinha simpática que mora no canto direito inferior do site oficial da Defensoria Pública está fazendo aniversário. Dona Dedé completa neste sábado (14/8) um ano de “trabalho”. Com produtividade elevada e índice de satisfação acima de 90%, a assistente virtual da DPCE prova diariamente o quanto foi uma aposta acertada de interação com o público.

Desde a criação, Dona Dedé já fez 37,5 mil pré-atendimentos. Setembro de 2020 foi o mês no qual ela mais registrou procura. Foram 4.182 interações. Abril deste ano, quando o Ceará enfrentava a segunda onda de infecções por Covid-19, aparece logo atrás, com 4.068 solicitações das mais diversas ordens.

“A Dona Dedé integra um projeto de ampla modernização da Defensoria. Algo que aconteceria dentro de alguns anos e que implementamos agora, por conta de todas as limitações impostas pela pandemia. Reformulamos completamente o site, criamos novas linhas de atendimento telefônico, aderimos ao atendimento pelo Whatsapp e, nessa perspectiva, a assistente virtual surgiu para dar ainda mais agilidade a quem precisa de uma orientação. Dona Dedé é a representante de uma nova era da Defensoria, a Defensoria 2.0”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

Além da alta produtividade, Dona Dedé também tem uma excelente aceitação do público da Defensoria. A assistente virtual é aprovada por 92% das pessoas que a utilizam. “Vivemos em um mundo cada vez mais virtualizado. E, com o avanço da pandemia, a Defensoria teve que assegurar a segurança sanitária de seus membros, colaboradores e também dos assistidos. Diante desse cenário desafiador, desenvolvemos o chatbot Dona Dedé: uma nova ferramenta que amplia os canais de atendimento ao cidadão para que a garantia de acesso à justiça não sofresse tantas restrições. O volume de atendimentos e o alto índice de satisfação dos assistidos demonstra mais um acerto do planejamento da instituição para garantir o atendimento da população”, sintetiza o assessor de desenvolvimento institucional da DPCE, defensor público Victor Montenegro.

Com a Dona Dedé, quem navega pelo site da Defensoria pode acessar informações sobre processos nos quais seja citado, consultar dados de outras peças judiciais ou pedir orientações a respeito dos atendimentos da instituição, como contatos de núcleos e documentos necessários à abertura de uma ação na Justiça.

Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral são os cinco municípios com maiores índices de procura a Dona Dedé. Só a capital cearense contabiliza mais de 23 mil atendimentos neste um ano de existência da assistente virtual da Defensoria. Isso equivale a 61% do total de demandas recebidas desde 14 de agosto de 2020.

“A Dona Dedé existe para permitir ao assistido acessar a Defensoria sem ele ter a necessidade de deslocamento. Com a chegada da pandemia, esse fator motivador ganhou ainda mais urgência e necessidade. Ela veio para dar esse apoio e foi criada no momento que a população mais necessitou. É uma ferramenta de fácil utilização, que não exige nenhuma expertise com tecnologia para que seja utilizada por qualquer pessoa interessada”, avalia o gestor de Tecnologia da Informação da Defensoria, Elienai Amaro.