Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPCE debate ações contra a Covid em comitê estadual de enfrentamento ao coronavírus

DPCE debate ações contra a Covid em comitê estadual de enfrentamento ao coronavírus

Publicado em

A defensora geral do Ceará Elizabeth Chagas participou nessa quinta-feira (8/7) de mais uma reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. Composto por representantes de diversas instituições, o colegiado é gerido pelo governador Camilo Santana e discute semanalmente as ações profiláticas e de combate à doença.

Camilo enalteceu a redução na ocupação de leitos hospitalares. Hoje, a capacidade do Ceará está em 65%, mas já foi de 95%. O cenário é similar ao constatado pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria, que registrou em junho queda de 65% no número de pedidos de internação em UTI após meses de alta.

Os indicadores epidemiológicos para Covid-19 foram apresentados aos membros do Comitê. No momento, o Ceará acumula 896 mil casos e 22,8 mil mortes em decorrência da doença. Em todo o estado, mais de 4,6 milhões de doses da vacina contra o coronavírus foram aplicadas – sendo que 1,1 milhão de pessoas estão com o esquema vacinal completo (ou seja, tomaram as duas doses) e 63 mil foram contempladas com vacina de dose única.

A situação do Cariri ainda inspira maior atenção. Lá, a ocupação dos leitos hospitalares supera os 80% da rede pública. “Estamos vigilantes e atuando em diversas frentes, internas e externas, para a Defensoria colaborar ao máximo com o combate a essa doença que já vitimou tantas famílias. O momento pede atenção e mesmo quem já está vacinado é fundamental que continue usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomeração”, pontua a defensora geral Elizabeth Chagas.